Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de março de 2023

Outono provoca rinite e síndrome respiratória em crianças

 Método de lavagem nasal diária com soro fisiológico é recomendado para prevenir e aliviar os sintomas dessas doenças  

 

A chegada do outono provocando queda de temperatura e maior circulação de vírus que provocam resfriados e gripes é um desafio para os pais. Além disso, outras doenças respiratórias como rinite, asma e sinusite são comuns nessa época do ano porque o ar fica mais seco e frio, irritando as vias respiratórias. Para quem é alérgico, as vias aéreas inflamadas entram em contato com esse ar frio e seco e os sintomas respiratórios se agravam. As crianças acabam ficando cansadas, irritadas e como o sono prejudicado. 

Outra preocupação é o Vírus Sincicial Respiratório, que provoca aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças e adolescentes. Para ajudar a fortalecer a saúde dos pequenos, prevenindo a proliferação de vírus, bactérias e outros microorganismos nas vias aéreas superiores, especialistas recomendam a lavagem nasal diária.

NoseWash facilita a vida dos pais, por ser lúdico e adaptado para crianças.

“Antigamente, fazer a lavagem das vias aéreas era recomendação para quando as crianças estivessem doentes. Hoje, orientamos fazê-la diversas vezes ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. Com a lavagem diária, percebemos menor incidência de quadros respiratórios e melhora da saúde em geral”, explica a pediatra e neonatologista da Maternidade Perinatal, Dra. Gabriela Facchini.

Para muitos pais e crianças, manter a rotina da lavagem nasal pode ser um desafio. Isso porque muitas delas têm resistência ao método. Mãe de dois meninos, Guilherme, de 5 anos, e Victor, de 8, a bióloga Michele Longo conhece de perto essa dificuldade. Victor tem Síndrome de Down e precisa fazer o procedimento diariamente, pois uma das características da síndrome é a hipotonia muscular, ou ‘frouxidão muscular’, que dificulta expelir a secreção. Segundo ela, realizar a técnica com uma seringa tradicional exigia paciência e estratégia. Em 2022, Michele conheceu o NoseWash, considerado o primeiro dispositivo de lavagem nasal criado especialmente para a primeira infância. 

"Antes era muito desgastante. O NoseWash mudou nossa rotina, parece que foi feito para atender a todas as minhas dificuldades. Meu filho de 5 anos faz sozinho e não preciso mais segurar o Victor para lavar o nariz. Não temos mais aquele momento tão estressante, com o desgaste físico e mental que nos deixava chateados. Agora, a gente até brinca na hora da lavagem nasal, tem fila, tem diálogo com os bichinhos do NoseWash. Ainda é desafiador, mas é impressionante como mudou nossa interação familiar. Como mãe, fico feliz em ver a ‘meleca’ saindo", brinca Michele.

 

Abordagem lúdica e melhor usabilidade no foco do processo

O dispositivo que Michele mencionou é o mais recente lançamento da AGPMED, empresa nascida no Rio de Janeiro que há mais de 25 anos produz dispositivos inovadores na área de saúde para médicos, consultórios, hospitais, indústria farmacêutica e exporta para países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Pela primeira vez, a AGPMED lança para o mercado consumidor um produto que faz a lavagem nasal de bebês e crianças de forma segura, eficaz e lúdica. 

"Até então, a lavagem nasal feita por meio de seringas era realizada de forma adaptada e não apropriada, provocando um risco de machucar o nariz das crianças. Lavar o nariz era uma missão quase impossível! Resolvemos investir em ampla pesquisa para criar um dispositivo que trouxesse um ambiente mais lúdico, confortável e seguro. O NoseWash contém personagens em miniatura no próprio produto e adaptadores que protegem o nariz dos bebês e crianças. Nossa empresa tem um compromisso de mais de duas décadas de sempre desenvolver produtos que transformem a experiência das crianças e suas famílias. Precisamos ir além do ‘tratar’ e, por isso, buscamos oferecer mais cuidado, mais carinho e mais qualidade de vida" destaca Gustavo Reis, gerente de Negócios da AGPMED. 

O produto está aprovado pela Anvisa no Brasil e pelo FDA nos Estados Unidos.

 

Lavagem nasal: saiba como fazer

- Manter uma rotina diária do procedimento

- Se a criança estiver com o nariz entupido, repetir a lavagem pelo menos duas vezes ao dia, a última antes de dormir

- Incluir o processo na rotina de higiene pessoal (como escovar os dentes)

- Posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados para a secreção sair da narina

- A pressão do jato é suave e contínua para eliminar a sensação de ‘afogamento’

 

AGPMED


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados