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quarta-feira, 22 de março de 2023

Oito virtudes imprescindíveis para um empreendedor de sucesso

Pensando em ajudar empreendedores a alcançarem a verdadeira prosperidade na carreira profissional, Henrique Lima, autor do livro Provérbios para Empreendedores, lançamento exclusivo da Buzz Editora, aborda oito dicas importantes para chegar a esse objetivo


 Muitos desejam começar um negócio próprio e tornar-se um empreendedor de sucesso. No entanto, grande parte dessas pessoas desiste no meio da caminhada, simplesmente, por falta de conhecimento e/ou experiência sobre o assunto. “As dificuldades sempre acontecerão e, se você não tiver sentimento pelo negócio, acabará desistindo. Nos momentos difíceis, é preciso conseguir se adaptar às circunstâncias e aguentar a pressão, sabendo que nada resiste ao trabalho duro, feito com inteligência”, comenta Henrique Lima, palestrante, advogado e escritor. 

Dessa forma, o ato de empreender torna-se uma missão mais complicada do que o esperado, exigindo muita dedicação, conhecimento, coragem, estratégia e sabedoria, desde os principiantes até os mais experientes. Justamente pensando nessa necessidade, Henrique resolveu escrever o livro “Provérbios para empreendedores: 31 lições de sabedoria para uma vida abundante”, lançamento exclusivo da Buzz Editora e, abaixo, aborda sobre oito virtudes imprescindíveis para aqueles que desejam chegar aos seus objetivos e alcançar o sucesso. Confira, a seguir, quais são elas:
 

1.Tenha humildade 

Um dos aspectos mais importantes para um empreendedor de sucesso é a humildade. Essa característica tem o poder de gerar bons resultados, não apenas para quem está no início de uma carreira, mas também para aqueles que estão em cargos de gerência e diretoria ou têm sua própria empresa. Além disso, esse aspecto proporciona um melhor relacionamento entre chefe e colaborador, criando, até mesmo, o sentimento de admiração pelos colaboradores. “Para um empreendedor, a humildade é uma opção incrivelmente poderosa, independentemente do tamanho do seu empreendimento. Essa qualidade é uma força propulsora da liderança e pode ser a porta de entrada para outros atributos importantes, tais como a empatia, a autenticidade e a integridade”, explica o autor.
 

2. Seja proativo

A proatividade pode ser considerada um dos pré-requisitos para qualquer empreendedor, afinal, não haverá nenhum chefe ou supervisor para cobrar o trabalho, sendo você mesmo o responsável por organizar, gerir e distribuir as atividades necessárias para o andamento da empresa. “Costumo dizer em minha empresa que nosso patrão é o cliente. Contudo, esse patrão não fica dando feedbacks o tempo todo e nem nos dizendo como agir, salvo raras e abençoadas exceções. Por isso, deve ser grande a sensibilidade do empreendedor em captar como seus consumidores avaliam seu negócio e estar continuamente pronto para agir”, comenta Henrique. Por isso, empreendedores devem permanecer em constante movimento, analisando os problemas e necessidades e buscando a melhor forma de corrigi-los.


3. Aprenda com as falhas

É comum ter adversidades e contratempos na vida cotidiana de um empresário, porém, o que o diferencia cada um é a forma de lidar com esses problemas e como encarar os feedbacks negativos. “Mesmo que a sensação inicial seja de fracasso, os erros devem ser encarados como valiosas fontes de ensinamento, seja por indicarem que um caminho precisa ser corrigido ou fortalecido, seja para termos conhecimento de nossas limitações e, assim, descobrirmos onde devemos melhorar,” diz. Por isso, para realmente adquirir conhecimento e saber como utilizá-lo, é preciso aceitar que erros irão acontecer e que é preciso contorná-los para alcançar o verdadeiro sucesso.


4. Busque sabedoria

O desejo de muitos é ser sábio, no entanto, alcançar essa posição não é fácil, mesmo sendo completamente possível. O caminho rumo à sabedoria exige que você esteja aberto ao aprendizado em suas mais variadas formas, além disso, é necessário passar por experiências diversas e diferentes umas das outras. “O ambiente de negócios clama por pessoas sábias que prosperem sem prejudicar o outro, que são pautadas por preceitos éticos. O mercado quer líderes, empresários e profissionais com os quais se possa estabelecer relações de mútuo ganho, em benefício não apenas dos envolvidos em determinado projeto, mas em favor de toda a sociedade”, acrescenta Lima. Então, para se tornar uma pessoa sábia, deve-se compreender que resultados positivos e negativos existirão, mas que é possível tirar boas lições de ambos.


5. Faça seu melhor e os resultados virão

É normal iniciar um novo negócio e logo querer que os resultados positivos cheguem. Porém, de acordo com o escritor, toda a energia não deve - e nem pode - ser canalizada exclusivamente para as conquistas materiais, mas também direcionada para o desenvolvimento e a realização pessoal. “Se o trabalho é feito com empenho, dedicação, esforço e foco, os resultados virão naturalmente, pois isso será fruto da paixão por um trabalho bem realizado. Ou seja, não deixe de focar no retorno financeiro, já que ele será essencial para o crescimento do empreendimento, mas não se esqueça dos seus próprios sonhos e objetivos profissionais, os quais também devem ser valorizados”, comenta Henrique.


6. Analise os erros e encontre formas de evitá-los

Como mencionado anteriormente, os erros devem ser encarados como oportunidades para alcançar o aprendizado efetivo e aprimorar-se nele. É necessário procurar entender o que realmente aconteceu, porque deu errado e como consertá-los, pois apenas assim será possível aprender com os erros e evitar cometê-los novamente. “Repetir os erros, no entanto, significa desperdiçar a oportunidade de aprendizado que teve na primeira vez. Em outras palavras, é importante usar o erro como fonte de fortalecimento, sempre com vistas ao próximo acerto”, ressalta.


7. Esteja antenado em novas tecnologias

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas no mercado que podem ajudar no desenvolvimento de uma empresa e saber como utilizar essas tecnologias a seu favor pode ser o ponto de virada para um negócio de sucesso. “É função do empreendedor estar antenado e avaliar se tais meios são compatíveis e trarão resultados positivos para a própria empresa”, reverbera o palestrante. Para Lima, a maior recomendação é analisar cautelosamente a compatibilidade das ferramentas com o empreendimento, alinhando-as ao propósito do negócio, visando lucros e evitando prejuízos a curto, médio e longo prazo.


8. Procure pessoas com os mesmos objetivos que você

Por fim, uma das dicas mais importantes para um empreendedor que busca o sucesso, segundo o autor do livro, é estar em sintonia com seus próprios propósitos e objetivos, além de encontrar pessoas com ideais semelhantes aos seus. “O empreendedor sábio rapidamente descobre que deve se afastar de quem vive em um eterno ‘tanto faz’. Por isso, ele deve estabelecer valores e metas objetivos para seu negócio, transmitindo-os claramente para sua equipe e admitindo apenas aqueles alinhados à eles. Isso estabelece uma conexão poderosa entre os colaboradores, pois um time onde todos perseguem um objetivo bem definido torna-se uma poderosa máquina de realização”, finaliza. 

Com diversas outras dicas valiosas, o livro de autoajuda e negócios, “Provérbios para empreendedores: 31 lições de sabedoria para uma vida abundante”, de Henrique Lima, será lançado em março pela Buzz Editora. A obra discorre, detalhadamente, sobre vários outros temas, de forma leve, real e empática, abordando como os empreendedores devem encarar a longa jornada rumo ao sucesso.
 

Sobre a autor:

Henrique Lima é casado com a Raquel e é pai do Enzo, da Giovanah e do Vitório. Escritor, advogado e palestrante, é apaixonado por compartilhar conhecimento. No começo de sua carreira, produziu apenas textos jurídicos, mas logo cedeu ao chamado de propagar também mensagens sobre espiritualidade e desenvolvimento pessoal.

 

Buzz Editora (Divulgação)

Ficha Técnica

Título: Provérbios para empreendedores: 31 lições de sabedoria para uma vida abundante

Autor: Henrique Lima

Formato: 23 × 16 cm

Idioma: Português

Páginas: 176

Tiragem: 8 mil

Lançamento: 13 março 2023

ISBN impresso: 978-65-5393-114-5- R 59,90

ISBN e-book: 978-65-5393-113-8- R 41,90

Gênero: Autoajuda, negócios


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