Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Não passei no vestibular e agora? Confira dicas de professores do Brasil para superar as dificuldades e conquistar a vaga na faculdade dos sonhos

Profissionais reforçam a importância do planejamento e de não se comparar


Conquistar uma vaga na faculdade dos sonhos é um grande desafio. Muita concorrência e poucas vagas. E, por isso, muitos estudantes precisam tentar mais de uma vez. Conversamos com professores de colégios e cursos do Rio de Janeiro e São Paulo e reunimos diversas dicas para quem quer superar as dificuldades, recomeçar e conquistar não só uma vaga, como os primeiros lugares. Confira!


 

Retomar o fôlego e recomeçar

 

No Rio de Janeiro, Helton da Conceição Moreira, diretor do PB Colégio e Curso, que tem unidades na Tijuca e em Niterói, aposta na importância do processo para a retomada e na perseverança como chave para o êxito.

 

“A aprovação em vestibulares concorridos é uma jornada. Quanto mais se estuda e se prepara, mais próximo estará da aprovação. Só não passa quem desiste. O caminho é retomar o fôlego para recomeçar”, afirma o diretor que reforça a necessidade de colocar a mão na massa na hora do estudo: “Em geral, a disciplina e constância são os fatores mais determinantes. Ler a teoria não é suficiente, é preciso fazer muitos exercícios, alguns simulados e não deixar as dúvidas acumularem”.

 

No Colégio Leonardo da Vinci, de São Paulo, os coordenadores acreditam na metodologia da instituição que tem como base a disciplina e constância.

“Como tudo na vida estudar é um ato que todos nós desenvolvemos e aperfeiçoamos ao longo da existência. É comum tentarmos aproveitar as melhores ideias quando estamos assistindo uma entrevista, documentário, música, filme etc. Mas estudar para enfrentar uma prova de VESTIBULAR exige um planejamento, além de foco e muita disciplina. E isso pode ser estimulado”.

 

Em Campos dos Goytacazes, Douglas de Jesus, diretor do Colégio Centro de Estudos, também destaca a necessidade de disciplina para quem quer ter um bom resultado. “A preparação precisa ser muito esclarecida, ela é longa, lenta e gradual. Por isso, é muito importante que o aluno, desde cedo, adeque um pouco do seu tempo para estudar”.


 

Como lidar com a frustração?

 

Também do Colégio Centro de Estudos, a psicopedagoga Paula Joia diz que um dos desafios ao não encontrar o seu nome na lista de aprovados é lidar com a frustração.

 

“Inúmeras são as perguntas que passam pela cabeça quando nos deparamos com a realidade de não ter sido aprovado no vestibular. Como lidar com esse sentimento inevitável de frustração? Tenha pensamento positivo, mantenha uma rotina de estudos saudável, seja paciente e realista, pratique atividade física moderada regularmente. E lembre-se: jamais duvide de si mesmo, você é capaz. Continue se esforçando que a aprovação certamente virá”.

 

Assim como Paula, Helton do PB Colégio e Curso, também lista o que fazer e o que não fazer no momento de frustração:

 

“O que fazer: levantar a cabeça, avaliar o que pode ser melhorado e se preparar para recomeçar;

O que não fazer: comparar seu desempenho com o de outras pessoas. Cada um tem seu próprio tempo”.


 

Hora de se organizar e retomar a jornada!

 

Volmar Souza, Diretor Pedagógico do Colégio Marília Mattoso, de Niterói, faz coro aos colegas e cita os pilares da preparação para as provas:

 

“A preparação em alto nível está baseada em alguns pontos que precisam ser muito prezados. Ninguém pode ir para uma prova sem desenvolver algumas habilidades como: o aluno precisa estar preparado psicologicamente, fisicamente e intelectualmente para a prova. O aluno precisa se manter equilibrado, o estudo não pode ser ofensivo a sua integridade psicológica. Você precisa estudar, dar o seu gás máximo no momento do estudo, para que no momento de lazer e descanso, você consiga fazer isso sem culpa”, explica o profissional que complementa:

 

“Chegamos na integridade física. Independente do esporte que você pratica, quando chega próximo as provas, é preciso preservar o físico. As provas duram mais de 4 horas, não tem como fazer a prova com dor, se recuperando de lesão, você precisa estar confortável. E o terceiro pilar é o preparo intelectual. Só que se você preparar o seu psicológico, o seu intelectual estará bem preparado. Você terá estudado em paz”, enumera Volmar Souza.


 

Os profissionais reuniram algumas dicas para quem quer se preparar para as provas desde já:

 

1. Tenha um planejamento de estudo. Organize um cronograma desde o início do ano para poder estudar com metas claras e assim alcançar os melhores resultados;

2. Dedique mais tempo com as disciplinas que você considera mais desafiadoras e difíceis de assimilar. Acertar mais questões nessas áreas de conhecimento elevará seu rendimento;

3. Esteja sempre atualizado(a)! Se informe diariamente com os principais jornais e periódicos Nacionais e Internacionais;

4. Realize SIMULADOS! Você deve treinar com questões de provas anteriores. Isso deve se tornar um hábito;

5. Desenvolva seu processo de escrita. Faça redações semanalmente. Peça para seu professor corrigir. Essa prática irá lhe ajudar a produzir textos coesos, coerentes e pertinentes.

 

Durante o período que antecedem as provas, não só os alunos ficam ansiosos, familiares se encontram sem saber direito como apoiar e lidar com os sentimentos dos jovens. Por isso, os professores incluíram algumas dicas para ajudar pais e familiares nesse processo!

 

1. É momento de dar apoio e incentivo. Seja o principal motivador de seus filhos;

2. Lembre-se que a realização do sonho deve ser de seu filho(a) e não o seu. Não é você que deve decidir o futuro que ele(a) irá seguir. Há muitos médicos e advogados frustrados no mercado de trabalho, pois decidiram seguir o sonho de seus pais e não o próprio;

3. Entenda que é um momento difícil aos jovens. Há cobranças familiares que se tornam um fardo pesado nessa fase. Então, evite comentários depreciativos. Acredite no potencial de seu filho(a);

4. A pandemia de COVID-19 e o confinamento por quase dois anos fragilizou emocionalmente e psicologicamente num nível ainda maior os jovens. Dessa forma, tente ser mais próximo de seu filho(a) nesse momento. Seja aquele pai/mãe que dialoga mostrando carinho e compreensão.


 

Em Santos, litoral de São Paulo, o Colégio Novo Tempo incentiva que seus alunos não se comparem e construam uma boa rede de apoio como forma de controlar a ansiedade. Confira as dicas da Barbara Dias, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Instituição!

 

1.      Mantenha-se ativo;

2.      Não esqueça seu momento de lazer;

3.      Priorize seu descanso e um sono de qualidade;

4.      Construa uma rede de apoio de amigos e familiares;

5.      Enriqueça-se culturalmente;

6.      Não se compare;

7.      Eleja suas prioridades, objetivos e limitações.

 

Dicas anotadas é hora de executá-las e brilhar nas provas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados