Usuários
precisam ficar atentos a táticas criminosas e também podem verificar aspectos
de segurança nos próprios sites das lojas
O Brasil é o
segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina: foram 31,5
bilhões de tentativas de janeiro a junho de 2022, segundo levantamento da
Fortinet, um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado. Em
datas comemorativas, esses ataques podem se tornar mais frequentes e os
brasileiros precisam estar atentos ao nível de segurança dos e-commerces que
acessam e evitar possíveis golpes.
“O e-commerce se
torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe,
devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas
estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam
identificar sinais de fraude”, explica Gabriella Montini, Head de
estratégia multicloud da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que
potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução
inteligente.
A especialista
indica três pontos de atenção para os consumidores na hora de fazer compras
online. Confira:
1-
Cuidado com o phishing
Phishing é o ato
de enganar as pessoas para que compartilhem suas informações confidenciais,
como senhas e número de cartões. Para “fisgar” a vítima, os golpistas
normalmente se passam por funcionários de uma organização de confiança e enviam
um e-mail ou SMS com um link. Caso a pessoa caia na armadilha e clique no link,
ele direcionará para um website fake, onde os criminosos poderão obter dados de
login e senha, por exemplo.
“Esse golpe pode
acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou mensagem de texto
alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus
dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é
importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória
em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar
também de promoções exorbitantes”, explica Gabriella.
2 –
Atenção aos pagamentos com PIX
Existem diversas
formas de se aplicar um golpe por meio do Pix no e-commerce. Como é possível
fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e
manipulam esses dados, direcionando a transferência para outro recebedor e não
para o e-commerce em si. É fundamental que o cliente, antes de concluir o
pagamento, verifique o nome de quem receberá o dinheiro, para confirmar que se
trata do destinatário correto.
3 -
Verifique selos e certificados de segurança
Esse tipo de
recurso é usado em lojas virtuais para proteger os dados dos usuários e
proteger o próprio site contra fraudes. Por isso, ao entrar em uma loja online,
verifique se há a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço
eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses
detalhes indicam que a conexão é segura.
Os lojistas, por
sua vez, podem contar com o auxílio de empresas especializadas, que fazem toda
a jornada da cibersegurança para os sites de e-commerce, como a FC Nuvem.
“Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para
o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações
ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que
precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, finaliza
Montini.
FCamara
www.fcamara.com
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