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quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Não se preparou para a Black Friday? Confira algumas dicas

 

A Black Friday no Brasil começou em 2010 e desde então conquistou os brasileiros pelas ofertas. Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, inicia-se a décima segunda edição. Em 2021, o e-commerce faturou o valor recorde de R$ 7,5 bilhões em vendas, segundo relatório da Neotrust. Este ano, 50% dos consumidores já afirmaram que pretendem comprar algum produto, segundo pesquisa da Inteligência de Mercado da Globo. 

A cada ano contamos com mais empresas aderindo, não somente o varejo que tem se beneficiado desta data. Hoje contamos com a participação de atacadistas, indústrias, serviços e também do agronegócio. É a oportunidade para empresas de todos os setores venderem mais. 

Chegou a semana da Black Friday e você não preparou nada? Muitas empresas ainda têm dúvidas do que fazer e como fazer. Se você está neste grupo, mas quer aproveitar este momento, confira algumas dicas para iniciar hoje e aproveitar a Black Friday. E na próxima, programa-se com antecedência pois há muitas oportunidades.

 

Crie sua oferta 

Antes de divulgar, é importante que você crie suas ofertas. Independente do seu segmento e do que você vende, há oportunidades. 

Defina quais produtos ou serviços você pode trabalhar com descontos atrativos e quais as condições para estes descontos serem aplicados.  

Converse com sua equipe para entender quais produtos possuem mais aderência para estes descontos. Insights valiosos podem surgir do time de vendas e do marketing. 

Produtos e serviços de entrada podem ser belos atrativos para atrair clientes e ser a oportunidade para você apresentar sua empresa. 

Mesmo que você não tenha condições de oferecer descontos agressivos, não desanime! Existem inúmeras estratégias para vender mais que podem ser extremamente atrativas, confira: 

·         Combos

·         Kits de produtos

·         Brindes especiais

·         Amostra grátis

·         Vendas adicionais (upsell)

·         Garantia extra ou frete grátis

·         Pontos extras em um programa de fidelidade

Se ainda tiver dúvidas, converse com seus clientes e entenda com eles o que seria atrativo. Certamente boas ideias vão surgir.

 

Não ofereça descontos falsos


Por algum tempo a Black Friday no Brasil foi conhecida como "Black Fraude", já que alguns varejistas aumentavam o valor dos produtos alguns dias e semanas antes para então no dia dar descontos maiores. Isso mudou, sites "fiscalizadores" dos preços surgiram e orientaram os consumidores a comprarem de empresas que tratavam o tema com seriedade. Além disso, os consumidores ficaram mais atentos e passaram a acompanhar os preços.

 

Apresente para sua equipe comercial e marketing


Uma vez definida a oferta, apresente para sua equipe comercial e de marketing para que eles possam te apoiar na divulgação.

 

Apresente os produtos ou serviços que participarão da promoção e as condições da oferta. Deixe sua equipe opinar e tirar dúvidas, podem ser as mesmas dos clientes. Ajuste a oferta se for necessário.

 

Um erro comum das empresas é criar promoções e não cumprir posteriormente ou cumprir com má qualidade. Por exemplo, não ter estoque do produto ou demorar para realizar a execução do serviço. 

 

Faça contato com prospects perdidos

 

Ligar para prospects recentes que não fecharam negócio pode ser uma ótima maneira de resgatar aquela oportunidade perdida. Pegue sua lista de negócios não fechados e apresente sua oferta, novos negócios podem surgir.

 

Divulgue para sua base de clientes

 

Sua base de clientes é o seu principal ativo, eles certamente terão interesse em comprar mais alguma coisa de você. Faça ligações ou envie um e-mail para seus clientes divulgando a oferta e que eles terão prioridade na aquisição.

 

É uma grande oportunidade para aumentar sua receita, já que seus clientes ativos conhecem sua empresa, então o processo de vendas é muito mais curto.

 

Inicie uma campanha no Google ADs, agora!

 

O Google ADs é a plataforma de anúncio do Google, são os 4 primeiros resultados que aparecem na página do Google quando você busca algo. É uma excelente maneira de divulgar seu negócio e tem proporcionado a empresas se conectarem com clientes em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

 

Engana-se quem acredita que anunciar no Google é só para quem tem uma loja virtual, mesmo que você tenha um site institucional é possível atrair clientes e gerar oportunidades de negócio. Muitos dos clientes aqui da TRIWI não possuem e-commerce e mesmo com sites institucionais conseguem gerar negócios.

 

Criar uma conta e iniciar uma campanha é super fácil, mas é preciso agir com cuidado para que o investimento não seja feito de maneira errada. E claro, há muitos ajustes e "macetes" que só profissionais com muita experiência sabem fazer.

 

Eu recomendo que toda empresa tenha anúncios no Google, mesmo que o investimento seja baixo. Por exemplo, R$ 10 por dia já é um valor adequado para você atrair clientes. Nestes anos atuando com marketing eu vi empresas crescerem em pouco tempo pois investiram corretamente sua verba de marketing em anúncios.

 

Divulgue em suas redes sociais

 

Utilize suas redes sociais para divulgar suas ofertas. Mesmo que você não tenha como criar posts profissionais, uma foto ou um vídeo feito do seu celular pode ser uma ótima maneira de divulgar para seus seguidores.

 

Faça posts frequentes antes e no dia, esteja presente nas redes sociais e divulgue o máximo que puder. Claro, não faça nada que seja massivo ou desagradável ao público, saiba dosar a quantidade de publicações.

 

Anuncie nas redes sociais

 

Da mesma maneira que é possível anunciar no Google, como relatei anteriormente, é possível anunciar nas redes sociais, como Facebook, Instagram e o LinkedIn. Você pode direcionar seus anúncios para sua base de seguidores e também para pessoas que estão dentro do perfil que você deseja.

 

É possível direcionar anúncios para pessoas que tenham interesse em um determinado assunto e também com base na localização, idade entre outros filtros.

 

Você pode anunciar nas redes sociais também com investimentos mais baixos, mas não deixe de agir com cautela para não perder dinheiro. O alerta aqui vale o mesmo.

 

E-mail marketing

 

Divulgue suas ofertas através de e-mail para seus contatos. Utilize ferramentas adequadas para a divulgação, assim você conseguirá ter mais alcance e espalhar a mensagem rapidamente.

 

Há muitas opções de ferramentas de envio de e-mail disponíveis, muitas delas disponibilizam um período de teste gratuito ou uma quantidade mensal de envio sem custos. Ou seja, não tem desculpa para não fazer, não é mesmo?

 

Não caia no erro de comprar base de e-mail, isso é ilegal e dinheiro jogado no lixo, já que os resultados são baixíssimos.

 

Atualize seu site com as ofertas

 

Um erro comum das empresas que não possuem loja virtual é não atualizar o site acreditando que possuem poucos acessos ou que ninguém irá ver.

 

Atualize seu site com as informações da sua oferta e deixe em destaque, isso pode gerar novas oportunidades. Certamente deve ter alguém acessando o seu site agora, você que não sabe disso.

 

Analise seus concorrentes

 

Certamente seus concorrentes já estão fazendo algo, então analise o que eles estão ofertando e quais ações estão realizando. Certamente você terá insights para fazer algo ainda melhor.

 

Visite o site e as redes sociais dos seus concorrentes e olhe atentamente, como se fosse um consumidor.

 

Disponibilize o máximo possível dos canais de atendimento

 

Disponibilize e-mail, telefone, formulário de contato, WhatsApp e o inbox das redes sociais. Esteja atento a todos os canais. Cada cliente tem uma maneira preferencial de fazer contato.

 

Mesmo no B2B eu vejo que canais de contato mais dinâmico como o WhatsApp tem se consolidado como um meio de comunicação rápido e dinâmico entre empresa e cliente. O telefone, julgado errado por muitos profissionais de marketing ainda é um canal de contato muito importante.

 

Promova upsell para vender mais

 

Aproveite a euforia do momento e promova o upsell para vender mais. Se a pessoa comprou de você um produto ou serviço, ofereça um complemento.

 

Por exemplo, a pessoa comprou de você uma máquina de café, ofereça descontos para a compra de grãos de café. Ou ela contratou seu serviço de limpeza de sofá, ofereça o serviço de limpeza de tapetes com custo reduzido.

 

Não confunda upsell, que é a técnica de aumentar o seu ticket médio com venda casada, o que é ilegal.

 

Capriche no atendimento

 

Ter um bom atendimento não é diferencial, é essencial. Você deve fazer isso o ano todo. E na Black Friday você deve caprichar ainda mais, coloque toda a sua equipe disponível e reforce as boas práticas de atendimento, pois é muito provável que apareçam novos clientes.

 

Coloque todo o seu time para o atendimento, mesmo as pessoas que não são dessa área podem contribuir muito neste momento de aumento de demanda.

 

Dicas extras

 

Além das dicas que citei neste artigo, existem algumas outras que vale destacar para que você tenha mais sucesso nesta Black Friday. Confira: 

·         Planeje-se com antecedência. Desta vez passa, mas ano que vem não deixe para iniciar uma semana antes.

·         Escolha produtos estratégicos ou de entrada.

·         Crie suas campanhas com antecedência.

·         Contrate um profissional ou uma agência de marketing digital para que possa te apoiar.

·         Faça parceria com influenciadores digitais.

·         Tenha cuidado com o custo e prazo do frete para não afastar os consumidores.

·         Disponibilize diversas opções de meios de pagamento.

·         Ofereça a opção de pagamento parcelado ou desconto para pagamento à vista.

·         Deixe claro aos clientes sua política de troca e devolução.

 

Agora é com você!

 

Espero que as dicas tenham sido úteis e que você possa aproveitar essa Black Friday para vender mais.

 

Aqui na TRIWI montamos um plantão para apoio às empresas que não conseguiram se preparar, nossa equipe de especialistas em vendas poderá dar o apoio necessário para você aproveitar as oportunidades da Black Friday.


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