Indicadores da McAfee mostram que crianças e adolescentes brasileiros são os
mais conectados do mundo e familiares precisam estar atentos a essa época de
grandes promoções
Hackers e golpistas em geral procuram lucrar nesta época do ano, aproveitando a correria que a data promove. Seja criando os próprios avisos de remessa, negócios e até instituições de caridade, que parecem legítimas à primeira vista, mas são tudo menos isso. Na verdade, essas ferramentas podem estar carregadas de malware -- qualquer tipo de software para gerar danos ao computador - apontar para sites de phishing, que roubam informações pessoais ou podem simplesmente enganar o consumidor.
No caso do Brasil, as atenções devem ser voltadas para os mais jovens, já que, de acordo com estudos recentes da McAfee, o Brasil representa o maior uso de dispositivos móveis relatado entre crianças e adolescentes com uma taxa geral de 96% (Estudo completo: A vida por trás das telas de pais, pré-adolescentes e adolescentes). Um prato cheio para golpistas, já que, estrategicamente, as ações criminosas afetam as emoções do usuário, criando um senso de urgência ou mesmo medo. Com o fim de ano, há também uma carga extra de estresse - tempo, dinheiro ou até mesmo a pressão de encontrar aquele presente difícil de conseguir, esgotado em todos os lugares.
“Além
disso, pesquisas (links das pesquisas aqui) recentes da McAfee
apontaram que as crianças e jovens brasileiros são os que tem a maior taxa de
utilização de dispositivos eletrônicos no mundo e, a grande maioria sequer
relata problemas sofridos online (como cyberbullying). por isso a atenção dos
pais deve ser redobrada nessa época do ano”, diz Paula Xavier, Head de Growth
Marketing da McAfee. A empresa criou recomendações especialmente para esse
período do ano.
1) Pedidos, rastreamentos e sites falsos
Nesta
época do ano, manter o controle de todos os pedidos que estão para chegar pode
ser complicado. Isso se torna prato cheio para mensagens falsas enviadas para a
caixa de correio eletrônico ou WhatsApp Embalados com um anexo ou um link, o
consumidor pode se deparar com vírus e outros artifícios que roubam dados
pessoais. Essas mensagens podem parecer bastante legítimas, sites e endereços
com grafias similares às marcas originais. A melhor maneira de combater esses
tipos de golpes é ir diretamente aos sites oficiais, digitando o endereço e
evitando clicar em links enviados por estranhos.
2) O golpe do negócio imperdível
No
coração da Black Friday mora o apelo da escassez. Há sempre algum item que é
difícil de encontrar, e os criminosos criam sites falsos e ofertas em torno
desses produtos para atrair os clientes. Eles podem utilizar a mesma técnica de
sites similares a grandes marcas ou podem configurar um site com sua própria
marca. Isso não só faz o consumidor comprar mercadorias que nunca vai receber,
como vai colocar os dados pessoais nas mãos de criminosos. Se é bom demais para
ser verdade, desconfie.
3) O golpe da caridade
É
comum os brasileiros apoiarem campanhas de doações, muitas vezes frente a
desastres (chuvas, deslizamentos, entre outros). Os fraudadores também sabem
disso e criam instituições de caridade falsas para lucrar. Algumas indicações
de uma instituição de caridade inexistente: frases com mensagens de urgência -
“faça alguma coisa agora”, além de formas de contribuição por transferência eletrônica
e até mesmo criptomoedas - uma vez que esses fundos são enviados, é quase
impossível recuperá-los.
As cinco dicas da McAfee de como evitar golpes
- Faça compras em lojas conhecidas, e com boa
reputação no comércio eletrônico
- Procure o ícone de cadeado em seu navegador ao
fazer compras. O cadeado significa que o site é seguro (o “s” ao final do
http indica essa segurança).
- Utilize a autenticação de dois fatores em suas
contas, dessa forma fica mais difícil que seus dados sejam roubados por
terceiros.
- Utilize uma VPN (Virtual Private Network --
Rede Virtual Privada) se estiver fazendo compras em Wi-Fi público.
- Utilize soluções que protejam sua identidade e
evitam a exposição de suas informações pessoais na Dark Web (Rede escura)
onde dados pessoais são comprados e vendidos.
E se for vítima de um golpe? O que fazer?
Mesmo
que você tome as devidas precauções, o inesperado pode acontecer. Seja um
golpe, um crime de identidade ou um roubo, existem etapas que você pode tomar
imediatamente para ajudar a minimizar os danos.
1.
Notifique as empresas envolvidas
2.
Faça um boletim de ocorrência
3.
Congele ou bloqueie o crédito
4.
Monitore, sempre, até a situação ser totalmente resolvida.
McAfee Corp.
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