Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Os 5 "As" da (Auto) Liderança Antifrágil

Descubra as cinco habilidades necessárias para lidar melhor com a pressão do dia a dia

 

O futuro do trabalho tem sido uma preocupação constante no tempos atuais. As mudanças já são claras e tudo o que envolve alterar a rotina e os processos do cotidiano geram muita pressão e estresse.

Ao contrário de outros livros do gênero, o lançamento (Auto)Liderança Antifrágil, da Editora Gente, tem o objetivo de oferecer ferramentas para as pessoas terem sucesso em suas vidas pessoais. Autor da obra, o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira acredita que o crescimento profissional deve ser apenas um dos muitos efeitos colaterais de uma vida plena.

Segundo Almeida, é preciso enfrentar muitos obstáculos que estão no caminho dos objetivos, como falta de foco, paralisia diante da pressão, acúmulo de tarefas e estagnação.

Como uma forma de começar a superar estes desafios pessoais, ele criou um método que está dividido em 5 As. Confira agora cada uma das habilidades necessárias para o desenvolvimento individual:


  1. Autoconsciência

A primeira grande empresa que as pessoas precisam investir e ter um plano estratégico é uma só: elas mesmas. Por isso, é fundamental identificar pontos fortes e fraquezas, além de compreender como opera sua mente, os limites do seu corpo, as suas emoções e vontades. É preciso compreender as particularidades que nos constituem enquanto indivíduos, como o ambiente nos influencia e como nossas ações e resultados são assimilados no meio em que estamos inseridos.


  1. Autorreflexão

O segundo passo da nossa jornada é a autorreflexão, o momento de traçar o plano de voo, direcionar o trajeto e reunir os instrumentos que o guiarão e o manterão no caminho. Para isso, faça uma lista definindo alguns pontos importantes: quais são os seus principais valores? Qual é o seu propósito neste mundo? Há uma função na sua vida? O que você terá que fazer para cumprir esta função? Com base nestas informações, comece um planejamento para suas ações futuras, mas sempre partindo destes pontos.


  1. Autorresponsabilidade

O engajamento genuíno ao seu projeto de vida é o que pede esta etapa do método Autoliderança Antifrágil. Trata-se de cultivar um alto grau de fidelidade aos seus compromissos, que gera um comprometimento irrestrito ao que você se propõe fazer. Para isso, é necessário trabalhar dois pontos: a capacidade de transmitir e consolidar uma imagem de pessoa confiável e o gerenciamento de consistência, que é a constância e método para atingir objetivos.


  1. Autoignição

Com o terreno pronto, chegou a hora de se entregar por inteiro ao que foi planejado, aos compromissos firmados e às responsabilidades. Ou seja, precisa entrar de cabeça no projeto. Para ajudar neste processo, é necessário trabalhar dois aspecto importantes: foco nas ações necessárias para alcançar os objetivos e um dedicado trabalho de conexão com as pessoas certas. O indivíduo precisa pensar em quem são seus aliados e quais são as prioridades e os próximos passos.


  1. Autorregulação

Agora que tudo começou a ser colocado em prática é necessário um cuidado para que não hajam deslizes. Para isso, é necessário fazer um acompanhamento das informações externas que podem sinalizar a possibilidade de ajustar a rota. Ou seja, observe o impacto das suas ações no dia a dia. A própria vida te dará feedbacks. Outro ponto importante é tomar cuidado com estímulos que desencadeiam processos passíveis de interferir no que foi planejado.


Divulgação | Victor Almeida Moreira
FICHA TÉCNICA:

Título: (Auto)liderança antifrágil
Autor: Victor de Almeida Moreira  
Número de páginas: 192
ISBN: 978-65-88523-49-0
Formato:
 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: Amazon



Sobre o autor: Victor de Almeida Moreira é engenheiro de produção, com MBA em Engenharia de Custos e certificações de Project Management Professional® (PMP) e Certified Cost Professional® (CCP). Hoje lidera o departamento de aquisições estratégicas da MRN, a maior mineradora de bauxita do país. Ao longo da carreira, construiu experiência na liderança de equipes multidisciplinares, mentorias profissionais e desenvolvimento de pessoas e passou por grandes companhias como Vale, Deloitte e Anglo American.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados