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sexta-feira, 23 de setembro de 2022

78% dos varejistas pretendem investir em mídia paga e especialista alerta para erro comum de estratégia

É possível reduzir o custo de aquisição de cliente com publicidade digital a partir de um conjunto de ações que não fiquem limitadas ao fundo de funil


 

O investimento em publicidade digital aumentou 27% em 2021, totalizando R$ 30,2 bilhões de reais, segundo uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) em parceria com a Kantar Ibope Media. Mais da metade desse montante – 54% - foi direcionado para anúncios em redes sociais. Esse crescimento influenciou profissionais de marketing a planejarem metas bastante otimistas para 2022. Um relatório da CommerceNext aponta que 55% deles esperam um novo avanço, próximo de 20%, e que 78% dos varejistas pretendem manter os investimentos em mídia paga durante todo o ano, com foco na aquisição de clientes.

 

“Essas projeções indicam uma concorrência cada vez maior no mercado e grandes players investindo cada vez mais, o que se torna uma dor dentro do varejo, por conta do custo de aquisição de clientes, que também aumenta. Ou seja, é exigido um esforço financeiro e de estratégia maior para se alcançar os mesmos resultados que as empresas obtinham no passado”, comenta Afonso Schnaider, diretor comercial da Nação Digital, agência especialista em performance e growth, com foco em e-commerce e verticais em crescimento.

 

“A publicidade digital, na prática, vende a atenção do consumidor e os canais são compartilhados. Ou seja, o seu anúncio divide espaço com o de outras empresas em um mesmo feed. Ainda que não sejam seus concorrentes, você estará disputando a atenção do público com eles. Enquanto existir alta demanda de anúncios, haverá alta dos preços e sempre haverá players dispostos a pagar para aparecer na frente, ganhando espaço e visibilidade”, completa Gustavo Pisani, diretor de varejo do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.


 

Estratégia holística reduz custo de aquisição de clientes

 

Afonso defende que a aquisição de clientes pode ter um custo reduzido a partir de uma estratégia holística, que combine táticas e canais variados. “A mídia paga deve ser pensada tendo em vista toda a jornada do consumidor, a construção do posicionamento digital e a criação de audiência com campanhas de topo e meio de funil. Hoje, muitas empresas cometem o erro de direcionar a maioria dos investimentos para fundo de funil e, com isso, se deparam com um fundo de funil escasso, o que resulta em campanhas cada vez mais caras”, alerta. 

 

O especialista lembra ainda que há outras estratégias importantes, além da mídia digital paga, como a criação de conteúdo relevante para potenciais clientes e uma estratégia completa de CRM, ferramenta específica para a gestão de relacionamento com o cliente.

 

“Conteúdos ricos, que entendem e respeitam a jornada do público, servem como moeda de troca para conseguir informações relevantes e ajudam a aumentar a aquisição de potenciais clientes por um custo muito baixo. Para completar, uma estratégia robusta de CRM melhora a experiência do consumidor e estreita um relacionamento duradouro, com um mindset de colocá-lo no centro da jornada. O CRM fornece dados relevantes para clusterizar clientes com base nos comportamentos de compra, gerando insights estratégicos para o negócio”, afirma. 


 

Segmentação do público para abordagens mais assertivas

 

A Nação Digital foi adquirida pelo Grupo FCamara para deixar o portfólio de serviços do Grupo ainda mais completo, apoiando os varejistas com esse desafio de otimizar o investimento e resultados em publicidade digital. Sua atuação se baseia especialmente na combinação de Performance Full Funnel com Lead Generation e CRM. 

 

Com o Performance Full Funnel, é possível planejar, executar e otimizar campanhas de mídia, com foco na construção de audiências qualificadas e convertê-las em clientes. O Lead Generation, por sua vez, cria estratégias para gerar cada vez mais leads qualificados, por meio da criação de conteúdo de valor, ajudando a diminuir seu custo de aquisição. E com o CRM, é conduzida a segmentação dos clientes com base nos comportamentos de compra e navegação, para ativação com estratégias promocionais, além de análises avançadas que ajudam a criar modelos preditivos.

 

“É possível, por exemplo, identificar quem é o público mais propenso a comprar nos próximos dias, ou seja, identificar oportunidades de negócio e de alavancar resultados. A junção dessas três soluções diminui os custos de aquisição de clientes para as marcas, aumenta a conversão de leads em clientes e de clientes em fã. O segredo é não limitar o olhar para o fundo de funil, pensar em todas as etapas da jornada e direcionar estratégias específicas e assertivas a cada uma delas”, finaliza Pisani. 

 

Grupo FCamara

www.fcamara.com.br/ 

 

 

Nação Digital

https://nacao.digital/


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