Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de junho de 2022

Cuidados com a asma devem ser redobrados especialmente no outono e no inverno

Doença fica em quarto lugar entre os problemas respiratórios infantis 



No dia Nacional de Controle da Asma, que se comemora em 21 de junho, o Sabará Hospital Infantil chama a atenção para a doença, cujos sintomas aparecem, em 50% dos casos, em crianças com até três anos de idade.

A asma é uma doença que se caracteriza por uma inflamação crônica que afeta as vias aéreas ou brônquios (os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões), que dificulta a respiração.

No Sabará Hospital infantil, o período mais crítico para o surgimento das crises é entre maio de agosto, nos quais há uma mudança de clima. Em 2020, devido ao fechamento das escolas causada pela pandemia da covid-19, a taxa de casos do mês de maio foi de 5,3% em internações e, em 2021, com o retorno às aulas presenciais, esse número subiu para 21%.

A asma fica em quarto lugar entre as taxas de todas as internações de outras doenças respiratórias (10%); ficando atrás apenas dos casos de bronquiolite (41%), bronquite (13%) e insuficiência respiratória (11%).

Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiado ou aperto no peito e tosse, sendo que, durante uma crise, a criança pode apresentar ainda lábios com coloração arroxeada, extrema dificuldade de respirar, confusão mental ou sonolência, pulsação rápida e sudorese.

Para amenizar as crises é possível realizar algumas medidas preventivas como: manter a adesão ao tratamento proposto pelo médico especialista, evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação, manter a casa arejada e praticar exercícios físicos regularmente e de forma controlada

"Com o tratamento correto, a criança asmática consegue ter a mesma qualidade de vida de qualquer outro indivíduo. A asma é uma doença que não tem cura. Entretanto, os sintomas podem ser controlados pelo acompanhamento clínico e com o afastamento de possíveis agentes causadores das crises", explica a Dra Maria Helena Bussamra, pneumologista do Sabará.


 Números do Sabará Hospital Infantil



Sabará Hospital Infantil

www.hospitalinfantilsabara.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados