Falar para todos, mas não ser ouvido por ninguém. Uma situação que pode dar calafrios na equipe de marketing de empresas de diferentes segmentos. Problemas de comunicação são graves e se tornam altamente preocupantes em períodos de crise, como a pandemia do coronavírus, quando os discursos precisam de mais clareza, efetividade e rapidez. O que temos visto é que as pessoas estão cada dia mais exigentes no quesito atendimento. E qualquer ruído na comunicação pode gerar perdas milionárias às companhias.
Comunicação eficaz é boa e todo mundo gosta. Mas,
enquanto grandes empresas se desdobram para ter uma conversa mais humanizada
com o cliente, alguns profissionais e empreendedores - e até mesmo determinadas
grandes companhias - estão perdendo a chance de se conectar, fidelizar e
fortalecer a marca. Isso porque, oferecer bons produtos já não é mais
suficiente para deixar o consumidor feliz. Num mercado altamente competitivo e
dinâmico, as empresas precisam melhorar cada vez mais o relacionamento com os
clientes.
Os brasileiros sabem disso e estão mostrando para o
mercado internacional como fazer. Quando o assunto é comunicação com o consumidor,
profissionais do Brasil estão um passo à frente. E a paciência é o principal
caminho para alcançar a eficiência nessa conversa entre empresa e cliente.
Podemos fazer uma analogia com o conto da galinha dos ovos de ouro. Na
história, a galinha colocava apenas um ovo de ouro por dia, e os donos, sem
conseguir esperar, mataram a galinha na ilusão de encontrar muitos ovos. Nesse
conto, a lição tirada é que a calma e a consistência trazem resultados a longo
prazo. Da mesma forma, na comunicação é preciso se planejar antecipadamente e
executar dia após dia.
O que ocorre é que as coisas realmente mudaram com
velocidade surpreendente. E, apesar de não ser novidade para quase ninguém, são
poucos os diretores responsáveis pela comunicação que mudaram as estratégias
das marcas no momento de se comunicar. A chegada de outras tecnologias dividiu
a audiência e a atenção do consumidor. Isso fez com que a nova relação entre
empresas e consumidores não passasse despercebida. Nesse cenário, o marketing
precisa se desapegar de métricas antigas. Assim sendo, é fundamental adotar um
novo olhar de análise, voltado para números que falam qualitativamente de
relevância, absorção de conteúdo e atenção verdadeira.
Está mais do que na hora de colocar o cliente no
centro do planejamento - e do atendimento. Dessa necessidade, surge o conceito
de customer
experience ou, no bom português, experiência do consumidor. Para
alcançá-lo, é fundamental investir em estratégias que aproximem o cliente da
sua marca. Entre elas está a comunicação Omnichannel, que busca a personalização
do conteúdo e marketing móvel. Quanto mais pontos de contato o consumidor
tiver, mais facilidade ele terá para acessar os seus produtos ou serviços e,
consequentemente, para fechar negócio. São estratégias de conteúdo entre canais
da companhia para aperfeiçoar a experiência do usuário.
A melhor propaganda é feita por clientes
satisfeitos. Essa frase deveria estar escrita nas tábuas dos Dez Mandamentos do
marketing, bem lá em cima. Mas algumas empresas simplesmente desconsideram
essas diretrizes. O impacto do consumidor nos negócios é grande e as pesquisas
revelam que quem sofre no final é o caixa. Dados da NewVoiceMedia
mostram que empresas americanas chegam a perder US$ 75 bilhões ao ano por causa
do mau atendimento. E oito em cada dez consumidores trocariam de marca depois
de uma experiência ruim, segundo pesquisa da empresa de software Zendesk. Ou
seja, não tratar bem o cliente é abater a galinha dos ovos de ouro.
As prioridades de negócio se ajustam diante de uma
realidade transformada pela pandemia. Aquele que souber se comunicar de forma
transparente e eficaz com o cliente, certamente não colocará a empresa na corda
bamba. Só que, mais do que falar bem, a comunicação é uma habilidade que exige
sensibilidade para entender de que maneira a mensagem que você quer passar está
sendo realmente absorvida. O interlocutor eloquente, mas que não percebe quais
são os sentimentos da plateia, não vai se comunicar com eficiência. Lembre-se
sempre de uma frase do consultor de liderança Simon Sinek: “Comunicação não é
sobre falar o que pensamos. É sobre garantir que os outros compreendam o que
queremos dizer”.
Deivis
Romeiro dos Santos - CBO (Chief Business Officer) da Nexcore
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