Flavia Nunes,
consultora de varejo da Complement Consultoria, revela como ter uma gestão mais
eficiente no controle de perdas de uma empresa
Ao empreender em qualquer área do comércio, é
importante estar atento a alguns fatores da indústria, mas, principalmente, no
que diz respeito ao controle de prevenção de perdas.
De acordo com Flavia Nunes, consultora de varejo da
Complement Consultoria & Marketing,
que oferece soluções completas de implantação de modelos de negócios arrojados,
com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua
plena expansão, existem duas modalidades de perdas que devem ser levadas em
consideração pelos gestores. “É possível classificar utilizando os termos
prevenção de perdas e prevenção de quebras. A primeira, é o resultado dos
produtos que não constam mais no estoque e não se sabe o motivo certo de sua
falta. Enquanto a prevenção de quebras representa os produtos que foram
danificados, vencidos ou não podem mais ser comercializados”, explica.
Para a especialista, é importante que os
colaboradores exerçam suas funções com extrema atenção para diminuir as chances
de erros. “Cada conferente de produtos é um representante de prevenção de
perdas na loja e é importante ser um exemplo de conduta para os outros colegas
e funcionários. Além disso, eles devem pontuar todas as situações inesperadas
ao gerente do estabelecimento, transformando a tomada de decisões em algo mais
imediato”, pontua.
A consultora revela que é necessário fazer um acompanhamento
detalhado de cada item, desde sua chegada até o momento de exposição nas
gôndolas e vitrines. “O agente de prevenção de perdas tem o papel fundamental
de acompanhar a contagem correta das mercadorias, além de verificar se o
produto mencionado na caixa é o mesmo do interior. Também é importante criar um
processo de organização e limpeza tanto no recebimento, quanto na exposição dos
itens. Isso facilita a vida de clientes e colaboradores”, relata.
Esse conceito tem se expandido cada vez mais no mercado,
com empresas adotando uma tipologia detalhada para diferenciar e classificar
cada tipo de perda ou dano que eles possam enfrentar. “A concepção não se
limita apenas ao controle de perdas em um estoque, mas também em perdas
financeiras, administrativas, comerciais, legais e até mesmo de produtividade.
Portanto, gestores de áreas comerciais diferentes devem estar atentos a cada
detalhe de diversos setores de uma organização”, relata Flávia.
De acordo com a especialista em varejo, a solução
para uma maior eficiência nesse setor é simples: siga os processos
estabelecidos. “Para ter sucesso é necessário cumprir os procedimentos. Eles
são definidos pela empresa com o intuito de facilitar os processos e obter
melhores resultados, portanto, é importante manter uma boa sinalização
informando como realizá-los de forma simples e objetiva. Vale lembrar que a
educação é um quesito primordial na hora de orientar o cumprimento das normas,
transparecendo uma postura exemplar e ética ao restante dos colaboradores”, finaliza.
Flávia Nunes - consultora de varejo com expressivas
passagens por grandes empresas do segmento supermercadista. Atualmente, está à
frente de grandes projetos como Consultora de Varejo na empresa Complement
Consultoria & Marketing. Como estudiosa do Varejo e Prevenção de Perdas,
participa de diversos cursos nas áreas de Prevenção de Perdas, Gestão, Finanças
e como última formação MBA – Varejo Físico e On-line – USP/ESALQ.
Complement Consultoria & Marketing
instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement
Consultoria & Marketing
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