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quarta-feira, 16 de março de 2022

Pesquisa inédita encomendada por Always® indica que a pobreza menstrual gera 14 milhões de faltas entre as estudantes e impacta 5,5 milhões de brasileiras no mercado de trabalho por ano

Mais de cinco milhões de mulheres tiveram que se abster dos seus postos de trabalho por carência de absorventes, gerando prejuízo de 2,4 bilhões na economia brasileira  

Em busca de transformar esse cenário Always® lança a primeira Aceleradora Social focada em pobreza menstrual no mundo


Always®, marca da P&G de cuidado íntimo feminino, em sua missão de empoderar meninas e mulheres, lança campanha #MaisAbsorventesMenosFaltas potencializando o seu compromisso no combate à pobreza menstrual no Brasil, amplificando a discussão sobre a temática e buscando construir junto à sociedade um cenário em que as meninas, mulheres e todas as pessoas possam ser quem elas quiserem ser.  

Depois de trazer luz ao tema em 2021, com a campanha #MeninaAjudaMenina, que gerou a doação de mais de 3 milhões de absorventes e que partiu da pesquisa inicial criada pela Toluna em 2020, a marca dá mais passos em direção ao fim da problemática na sociedade brasileira e chama parceiros para fazer parte da mudança. 

Em pesquisa inédita¹ realizada com o Instituto Locomotiva para entender melhor o cenário da pobreza menstrual no nosso país, foi identificado que o problema afeta 2,9 milhões de estudantes atuais do ensino fundamental, médio ou superior com 16 anos ou mais, o que implica na média 14 milhões de faltas de mulheres estudantes por ano.  

E das mulheres que estão no mercado de trabalho, 5,5 milhões já faltaram aos seus postos por causa da pobreza menstrual, fator que gera prejuízo de R 2.4 bilhões na economia brasileira por ano. “Essa pesquisa é muito importante pois quantifica e nos mostra como a pobreza menstrual é um problema que está em nossas estruturas, causando lacunas na vida das meninas desde o período escolar e trazendo consequências até a vida adulta. Queremos fazer parte da solução e por isso estamos nos movimentado para ampliar o alcance dessa discussão, afinal essa é uma luta de todas nós”, diz Laura Vicentini, Vice-Presidente de cuidados femininos da P&G Brasil.

“Os dados revelados pelo estudo são preocupantes. Indicam diversas camadas de vulnerabilidade a que estão expostas as mulheres em relação à sua saúde menstrual: falta informação durante a primeira menstruação, falta acolhimento nos ambientes escolares e de trabalho, falta renda para aquisição de produtos necessários, e faltam políticas públicas para enfrentar o tamanho do problema”, diz Renato Meirelles, Presidente do Instituto Locomotiva.  

A pesquisa ainda mostra que mais da metade das brasileiras (52%) já sofreu alguma privação relacionada à pobreza menstrual, e os dados evidenciam os reflexos da desigualdade social e mostram que mulheres pobres e negras são as mais afetadas. Além disso:

  • 36% das brasileiras já tiveram que pedir absorvente emprestado ou dinheiro para comprar. Ao mesmo tempo, 79% das mulheres disseram já ter emprestado o produto ou dinheiro para alguém sem condições;
  • Mais de 35% das mulheres, cerca de 20 milhões, afirmam que os gastos com produtos de higiene pesam na renda mensal e precisam economizar com estes itens. Entre as mais pobres essa proporção chega a 59%;
  • Nesse cenário, 77% das mulheres já usaram outro item no lugar do absorvente, sendo que as mais ricas por esquecimento e as mais pobres por falta de recurso. Entre esses itens alternativos, o papel higiênico é o substituo mais comum, seguido por panos laváveis.

Always® em sua jornada de comprometimento no combate à pobreza menstrual no Brasil já doou 4 milhões de absorventes, distribuídos em diversos estados do país, e agora se une à Aceleradora P&G Social para expandir o esse trabalho criando a primeira Aceleradora Social focada em pobreza menstrual do mundo. 

A Aceleradora Social de Always® se junta a parceiros estratégicos para apoiar quatro instituições não-governamentais pelo Brasil, que receberão R 50.000,00 cada para o desenvolvimento de projetos que apoiam pessoas em vulnerabilidade menstrual. Cada uma das quatro ONGs selecionadas também receberá 100 mil absorventes Always® e mentoria do time de liderança da P&G para desenvolvimento durante o ano de 2022.  

Para viabilizar a criação da Aceleradora, Always conta com a importante contribuição dos parceiros Grupo Profarma, Panvel e Ibiapina. As empresas abraçaram a causa junto com a marca por identificar na pobreza menstrual um problema sensível à sociedade brasileira, importante para todas as pessoas que menstruam, e urgente para todo o país.  

“O pilar da responsabilidade social sempre foi muito importante para o Grupo Profarma. Sabemos dos impactos da pobreza menstrual na vida de tantas meninas, por isso, é uma alegria contribuir de forma positiva na vida delas. E temos certeza de que, com conexões fortes, conseguiremos colaborar em outros grandes projetos”, ressalta Deborah Birmarcker -- Diretora de ESG do Grupo Profarma. 

“Para nós, do Grupo Panvel, é motivo de orgulho fazer parte de uma iniciativa inédita a nível global e com impacto tão positivo na vida das pessoas. São ações como essa que contribuem para a transformação da sociedade”, diz Maria Schneider, Diretora de Pessoas, Cultura e Sustentabilidade. 

“Acreditamos como empresa que além do aspecto econômico, contribuir com o bem-estar social é vital para o desenvolvimento da nossa sociedade e do relacionamento geral com nossos clientes, fornecedores e stakeholders”, acrescenta Orlando Pontes Presidente, do Grupo Ibiapina. 

As inscrições começam no dia 15 de março e vão até o dia 28 de abril, e o resultado estará disponível no site e nas redes da marca em até 60 dias após o encerramento das inscrições. 

¹Pesquisa por Always® realizada pelo Instituto Locomotiva utilizou de metodologia quantitativa entrevistando online 1016 mulheres de 16 a 50 anos que menstruam, com abrangência nacional, margem de erro estimada: 3,1 p.p. Também foi realizada pesquisa qualitativa com grupos de discussão com um total de 24 mulheres de 16 a a 39 anos, das Classes CD. Dados coletados de 25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022.

 

https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br

https://br.pg.com/


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