Mais de cinco milhões de mulheres tiveram que se abster dos seus postos de trabalho por carência de absorventes, gerando prejuízo de 2,4 bilhões na economia brasileira
Em
busca de transformar esse cenário Always® lança a primeira Aceleradora Social
focada em pobreza menstrual no mundo
Always®,
marca da P&G de cuidado íntimo feminino, em sua missão de empoderar meninas
e mulheres, lança campanha #MaisAbsorventesMenosFaltas potencializando o seu
compromisso no combate à pobreza menstrual no Brasil, amplificando a discussão
sobre a temática e buscando construir junto à sociedade um cenário em que as
meninas, mulheres e todas as pessoas possam ser quem elas quiserem ser.
Depois
de trazer luz ao tema em 2021, com a campanha #MeninaAjudaMenina, que gerou a
doação de mais de 3 milhões de absorventes e que partiu da pesquisa inicial
criada pela Toluna em 2020, a marca dá mais passos em direção ao fim da
problemática na sociedade brasileira e chama parceiros para fazer parte da
mudança.
Em
pesquisa inédita¹ realizada com o Instituto
Locomotiva para entender melhor o cenário da pobreza menstrual
no nosso país, foi identificado que o problema afeta 2,9 milhões de estudantes
atuais do ensino fundamental, médio ou superior com 16 anos ou mais, o que
implica na média 14 milhões de faltas de mulheres estudantes por ano.
E
das mulheres que estão no mercado de trabalho, 5,5 milhões já faltaram
aos seus postos por causa da pobreza menstrual, fator que gera prejuízo de R$ 2.4 bilhões na economia
brasileira por
ano. “Essa pesquisa é muito importante pois quantifica e nos mostra como a
pobreza menstrual é um problema que está em nossas estruturas, causando lacunas
na vida das meninas desde o período escolar e trazendo consequências até a vida
adulta. Queremos fazer parte da solução e por isso estamos nos movimentado para
ampliar o alcance dessa discussão, afinal essa é uma luta de todas nós”, diz
Laura Vicentini, Vice-Presidente de cuidados femininos da P&G Brasil.
“Os
dados revelados pelo estudo são preocupantes. Indicam diversas camadas de
vulnerabilidade a que estão expostas as mulheres em relação à sua saúde
menstrual: falta informação durante a primeira menstruação, falta acolhimento
nos ambientes escolares e de trabalho, falta renda para aquisição de produtos
necessários, e faltam políticas públicas para enfrentar o tamanho do problema”,
diz Renato Meirelles, Presidente do Instituto Locomotiva.
A
pesquisa ainda mostra que mais da metade das brasileiras (52%) já sofreu alguma privação
relacionada à pobreza menstrual, e os dados evidenciam os reflexos
da desigualdade social e mostram que mulheres pobres e negras são as mais afetadas.
Além disso:
- 36% das brasileiras já tiveram que pedir absorvente
emprestado ou dinheiro para comprar. Ao
mesmo tempo, 79% das mulheres disseram já ter emprestado o produto ou
dinheiro para alguém sem condições;
- Mais de 35% das mulheres, cerca de 20 milhões, afirmam que
os gastos com produtos de higiene pesam na renda mensal e precisam
economizar com estes itens. Entre as mais pobres essa proporção chega a 59%;
- Nesse
cenário, 77% das mulheres já usaram outro item no lugar do
absorvente, sendo que as mais ricas por esquecimento e as mais pobres por
falta de recurso. Entre esses itens alternativos, o
papel higiênico é o substituo mais comum, seguido por panos laváveis.
Always®
em sua jornada de comprometimento no combate à pobreza menstrual no Brasil já
doou 4 milhões de absorventes, distribuídos em diversos estados do país, e
agora se une à Aceleradora P&G Social para expandir o esse trabalho criando a primeira
Aceleradora Social focada em pobreza menstrual do mundo.
A
Aceleradora Social de Always® se junta a parceiros estratégicos para apoiar
quatro instituições não-governamentais pelo Brasil, que receberão R$ 50.000,00 cada para o desenvolvimento
de projetos que apoiam pessoas em vulnerabilidade menstrual. Cada uma das
quatro ONGs selecionadas também receberá 100 mil absorventes Always® e mentoria
do time de liderança da P&G para desenvolvimento durante o ano de 2022.
Para
viabilizar a criação da Aceleradora, Always conta com a importante contribuição
dos parceiros Grupo Profarma, Panvel e Ibiapina. As empresas abraçaram a causa
junto com a marca por identificar na pobreza menstrual um problema sensível à
sociedade brasileira, importante para todas as pessoas que menstruam, e urgente
para todo o país.
“O
pilar da responsabilidade social sempre foi muito importante para o Grupo
Profarma. Sabemos dos impactos da pobreza menstrual na vida de tantas meninas,
por isso, é uma alegria contribuir de forma positiva na vida delas. E temos
certeza de que, com conexões fortes, conseguiremos colaborar em outros grandes
projetos”, ressalta Deborah Birmarcker -- Diretora de ESG do Grupo Profarma.
“Para
nós, do Grupo Panvel, é motivo de orgulho fazer parte de uma iniciativa inédita
a nível global e com impacto tão positivo na vida das pessoas. São ações como
essa que contribuem para a transformação da sociedade”, diz Maria Schneider,
Diretora de Pessoas, Cultura e Sustentabilidade.
“Acreditamos
como empresa que além do aspecto econômico, contribuir com o bem-estar social é
vital para o desenvolvimento da nossa sociedade e do relacionamento geral com
nossos clientes, fornecedores e stakeholders”, acrescenta Orlando Pontes Presidente,
do Grupo Ibiapina.
As
inscrições começam no dia 15 de março e vão até o dia 28 de abril, e o
resultado estará disponível no site e nas redes da marca em até 60 dias após o
encerramento das inscrições.
¹Pesquisa
por Always® realizada pelo Instituto Locomotiva utilizou de metodologia
quantitativa entrevistando online 1016 mulheres de 16 a 50 anos que menstruam,
com abrangência nacional, margem de erro estimada: 3,1 p.p. Também foi
realizada pesquisa qualitativa com grupos de discussão com um total de 24
mulheres de 16 a a 39 anos, das Classes CD. Dados coletados de 25 de janeiro a
02 de fevereiro de 2022.
https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br
https://br.pg.com/
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