Especialista e professora da UNG dá dicas para melhorar a imagem profissional
Para
conseguir um lugar de destaque no concorrido mercado de trabalho, é preciso
investir na imagem profissional. Porém, muitos não sabem como fazer um bom
marketing pessoal e, dessa forma, não valorizam as próprias competências para
tornar-se cada vez melhor na área de atuação.
A
coordenadora dos cursos Gestão em Marketing e Recursos Humanos da Universidade
UNG, Regina Fernandes, explica que as pessoas precisam reconhecer a importância
de investir na própria imagem e, para isso, o autoconhecimento é fator
fundamental. “Muito mais do que autopromoção, o marketing pessoal é um exemplo
prático de que você é a sua própria marca. Investir na imagem possibilita ser
referência entre os ‘concorrentes’. Quando está diante de uma situação de
recolocação profissional, é a sua imagem que tornará você diferente dos outros.
O marketing pessoal vai muito além da vestimenta, é o que te destaca no setor
de trabalho e dá notoriedade naquilo que faz”, destaca.
Ainda
segundo a professora, quem não investe no seu desenvolvimento não consegue
sobreviver por muito tempo no mercado. “Se você não se reinventa todos os dias,
não se destaca e perde espaço. O reinventar é a capacidade e a vontade de fazer
o novo, a busca contínua por aperfeiçoamento pessoal e profissional. Tão
importante como saber, é mostrar que sabe. Não tenha medo de mostrar suas
habilidades e deixar claro suas ideias no momento de uma contração”, aconselha.
A
especialista acrescenta ainda que fazer marketing pessoal é saber destacar
habilidades e qualificações que a pessoa realmente tem. “Se você ainda não
conseguiu investir em sua carreira, com cursos e especializações, destaque o
seu diferencial competitivo como gosto por leituras, escrita, habilidade para
liderança, organização e gestão do seu tempo e, principalmente, tenha suas
redes sociais ativas. No cenário atual, ter rede social é muito mais que uma
página com fotos de viagens e lazer, é a sua projeção pessoal e do que você
deseja alcançar”, menciona.
Por
fim, Regina dá dicas para que as pessoas saibam investir na própria imagem para
que tenham autoridade e credibilidade na área. “Mantenha suas redes sociais
ativas com conteúdo relevantes; seja proativo e bom ouvinte; busque por
aprimoramento profissional; pratique o autoconhecimento; seja referência
naquilo que domina e tenha um objetivo. Atirar para todos os lados não é um bom
caminho”, orienta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário