Pesquisar no Blog

sexta-feira, 4 de março de 2022

DIA 4 DE MARÇO É O DIA MUNDIAL DA OBESIDADE

Um quarto da população adulta brasileira é obesa, e uma das causas da obesidade está diretamente ligada a um transtorno psicológico: a compulsão alimentar.


Crises de ansiedade, problemas hormonais, dietas muito restritivas ou uma grande perda… qualquer um desses motivos podem desencadear na pessoa a necessidade de comer em grandes quantidades, muito rápido. Em alguns casos a comer escondido, mesmo que não esteja com fome, podendo resultar no ganho de peso e no desenvolvimento de outros transtornos psicológicos, como depressão ou bulimia.

Shana Eleve, psicóloga e CEO da Eleve Consulting , faz um alerta sobre a compulsão alimentar no dia mundial da obesidade: “A compulsão alimentar tem cura, especialmente quando identificada e tratada logo no início e sempre com apoio de um psicólogo e orientação nutricional. Isso porque com o psicólogo é possível identificar a razão que desencadeou a compulsão e, assim, diminuir os sintomas e garantir melhora na qualidade de vida e bem-estar da pessoa.” salienta Shana.

É através das sessões de terapia que os sintomas de compulsão alimentar podem começar a ser diminuídos, sendo importante o tratamento complementar com remédios, que deve ser feito sob recomendação médica, e orientação nutricional. O uso de remédios é importante para regular a função hormonal e, assim, diminuir a fome física e emocional gerada por ansiedade, estresse e depressão. "Temos um país com alto índice de obesidade e de estresse, a única saída é um trabalho com uma rede multidisciplinar, para tratar. A comida é onde se desconta nesse caso, eu não resolvo, eu tenho ansiedade, então, eu como. É necessário práticas que cuidem das emoções, buscar uma forma de aliviar a ansiedade, práticas de mindfulness, de meditação, e até espiritualidade podem diminuir a compulsão.” explica Shana.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2020, 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no mundo.

A obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores - genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos -- e, assim como o excesso de peso, aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cânceres, dentre outras.

A ajuda de uma psicóloga é indispensável para evitar problemas maiores. A compulsão alimentar precisa ser combatida. A obesidade não é só um problema físico, impede a pessoa de ter uma vida saudável, de socializar, de levar uma vida feliz. E o primeiro passo é identificar cedo o problema, entender o que pode ser uma simples gula ou o que já é uma compulsão alimentar.

 

 

Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, vivo, Amil, Magazine luiza, Camil..
@shana.eleve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados