Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

Dentistas são parte importante no tratamento de pacientes em ambiente hospitalar

Entenda os desafios destes profissionais ao longo da pandemia, segundo informações do Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento a pessoas internadas em hospitais e com outras necessidades específicas


Dentistas que atuam em hospitais viram a rotina de trabalho mudar completamente nos últimos 2 anos, desde o início da pandemia da Covid-19. Junto com os demais profissionais de saúde, eles passaram a integrar a linha de frente no combate à doença, ao mesmo tempo em que implementavam tratamentos odontológicos de emergência em pacientes internados, acamados e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento hospitalar, os desafios se multiplicaram por conta da adição de cuidados para se evitar ao máximo a propagação e transmissão do vírus nestes ambientes. 

 

"O cirurgião-dentista tem um papel muito importante no ambiente hospitalar, por ser responsável pelas avaliações e tratamentos de urgência em pacientes em diferentes situações médicas e com diferentes perfis de risco. Os protocolos de segurança, que já eram bem intensos antes da pandemia, passaram a ser ainda mais específicos, por conta da alta transmissibilidade do novo coronavírus. Somos chamados nos casos em que o tratamento bucal não pode ser adiado, e precisamos prover os cuidados necessários para que a saúde geral do paciente internado não piore. Por vezes, eles não estão em condições adequadas para cuidar da sua higiene bucal”, explica o Dr. Regazi.


 

Covid-19

 

Segundo o especialista, nos casos de Covid-19, em que o paciente fica muitos dias internado em UTIs, o acúmulo de bactérias na cavidade bucal aumenta exponencialmente, com maiores riscos para diferentes problemas, como a pneumonia bacteriana, caso ele não receba os devidos cuidados odontológicos. Ele esclarece que a boca não pode ser tratada de forma isolada, por estar totalmente correlacionada com o organismo. As bactérias alojadas podem ser disseminadas, afetando os órgãos e comprometendo a saúde do indivíduo como um todo. "A boca é um local de manifestação de muitas doenças, e estudos comprovam que o acompanhamento odontológico hospitalar é capaz a salvar vidas”, afirma.

 

Estudo publicado no International Dental Journal, em 2018, aponta que cuidados simples que vão desde a higiene bucal até restaurações previnem 56% das infecções respiratórias, como a pneumonia, em pacientes em ventilação mecânica. 

Nesse sentido, a equipe médica multidisciplinar, com o apoio dos cirurgiões-dentistas especializados no ambiente hospitalar, salvaguarda o paciente em internação.

 

Dr. Thomaz Regazi atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho - São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI - Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados