Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

Como o mindful eating pode ajudar no tratamento da obesidade?


Caracterizada pelo excesso de tecido adiposo, a obesidade é uma doença que vem aumentando a incidência a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e que haja mais de 700 milhões de obesos no mundo. 

Dr. Andrea Bottoni, médico nutrólogo do Hospital IGESP, explica que a causa da obesidade é multifatorial e está associada a uma complexa interação de ambiente, predisposição genética e comportamento humano. Portanto, analisar o contexto comportamental por trás da obesidade é importante. “Um exemplo é este período de pandemia, em que as pessoas passaram a receber mais informações e notícias, precisaram desenvolver novas rotinas e mudanças nos convívios. Frequentemente, tiveram que realizar vários projetos ao mesmo tempo. Nesse contexto, elas, geralmente, acabam se alimentando correndo sem se atentar ao sabor, à textura e ao cheiro do alimento, o que atrapalha a harmonia entre o corpo e mente, provocando estresse. Esse estilo de vida favorece o desenvolvimento da obesidade”, afirma.

 

O conceito de mindful eating 

O mindful eating (em tradução, comer com atenção plena) tem a proposta de envolver a mente, o espírito e o coração no momento da refeição. É um conceito de nutrição focado no mindfulness, prática de meditação budista que propõe a atenção plena ao momento presente e sem julgamentos. 

O médico explica que a abordagem pode ajudar no tratamento da obesidade no sentido de auxiliar o indivíduo a ter um bom relacionamento com a comida. O conceito mindful eating favorece uma alimentação consciente, o respeito ao próprio corpo e ajuda o paciente a se conectar melhor com a alimentação.”
 

Descansar os talheres 

Um exemplo é descansar os talheres no momento da refeição. “Após cada garfada, repouse o talher ao lado do prato, e mastigue lentamente o alimento. Somente após terminar de mastigar e engolir o alimento, pegue novamente os talheres para uma nova garfada. Dessa forma, é provável que você aprecie mais este ato tão importante que é a alimentação”, explica. 

Bottoni, finaliza: “Quando seguramos continuamente os talheres, a tendência é emendar uma garfada na outra, sem pausas e, frequentemente, por isso, comemos de forma mais impulsiva. Descansar os talheres pode te ajudar a comer mais devagar e em menor quantidade, mas, sobretudo, a se alimentar com mais consciência e desfrutando mais.” 

 

Hospital IGESP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados