Pesquisar no Blog

quinta-feira, 10 de março de 2022

Como a rotina diária de limpeza nasal pode contribuir para evitar os impactos do tempo seco

Um procedimento simples e barato, que visa cuidar do trato respiratório superior 


Apesar de acontecer em meses mais frios do ano, o tempo seco também pode aparecer no verão, sendo uma das principais alterações presentes no dia a dia que interfere diretamente no equilíbrio da função nasal³.  

A cavidade nasal executa um papel fundamental na respiração do ser humano, através de sua extensa superfície mucosa, com a finalidade de equilibrar a temperatura e umidade do ar inspirado, além de filtrar partículas, sentir cheiros e regular a entrada de ar nos pulmões¹.  

Para favorecer o funcionamento da respiração nasal, condições como temperatura, fluxo aéreo nasal adequado, qualidade e umidade do ar relativa precisam estar em harmonia³. “No entanto, quando alguma interferência acontece em qualquer desses agentes, como por exemplo, dias secos, podem ocorrer casos como: obstrução nasal, roncos, sangramento nasal, dificuldade de sentir cheiros, dor no rosto, entre outros problemas”, informa a Dra. Halana Figueiras, Otorrinolaringologista pela UNIFESP e especialista em Rinoplastia.  

Existe uma prática que é aliada na diminuição dos efeitos do tempo seco no corpo, que é a lavagem nasal -- um procedimento simples e barato, que visa cuidar do trato respiratório superior. Apesar de ser algo descrito há muito tempo, a lavagem nasal teve crescimento nas últimas décadas, principalmente entre pacientes com rinite alérgica⁴. 

“O mecanismo de ação da lavagem que corrobora para um bom funcionamento nasal se deve a diversas alterações como aumento da frequência de batimento ciliar aumentando assim o transporte de bactérias, fungos, vírus e alérgenos que ficam presos no muco em direção a nasofaringe. A redução da viscosidade do muco nasal, remoção de mediadores inflamatórios, diluindo edema da mucosa nasal e portanto melhorando a respiração nasal”, explica a Dra.  

Pensando em diminuir os impactos do tempo seco na respiração, a P&G desenvolveu Vick VapoSpray, um descongestionante nasal que limpa profundamente e ajuda a respirar melhor.  

Ele pode ser usado em casos de respiração dificultada, nariz entupido ou ressecado pela poluição do ar, ou em casos de não conseguir dormir devido a congestão nasal. Vick VapoSpray não contém conservantes e age fluidificando a secreção da mucosa nasal, resultando na sua eliminação.

 

Referências 

  1. Irrigação nasal como tratamento no alívio dos sintomas nasossinusais: uma revisão de sua eficácia e aplicações clínicas. Indian J Otolaryngol Head Neck Surg. Novembro de 2019; 71 (Suplemento 3): 1718--1726.
  2. Cole P. Fisiologia do nariz e seios paranasais. Clin Rev Allergy Immunol. 1998; 16 (1): 25--54. [ PubMed ]
  3. Tratado de Otorrinolaringologia e Cirurgia CervicoFacial ABORL-CCF, 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
  4.  Irrigação nasal: um procedimento médico definido de maneira imprecisa. Int J Environ Res Saúde Pública. Maio de 2017; 14 (5): 516.

 

VAPOSPRAY (cloreto de sódio 0,9%). Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. Medicamento de notificação simplificada RDC ANVISA nº 199/2006. AFE nº 1.02142.2. MAT-BR-VICKS-22-000002. Janeiro 2022. Material destinado ao público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados