Desenvolvidos há mais de seis décadas, os recursos de Inteligência Artificial estão, a cada ano, ganhando proporções inimagináveis no mundo corporativo.
Com foco inicial em criar máquinas capazes de
simular a eficiência humana na operação de diversas atividades, hoje, ela já se
encontra em estado avançado em diversas atividades ao redor do mundo.
Sua incorporação já faz parte da rotina de muitas
empresas e, para aquelas que desejam investir ainda mais nestes recursos,
certos cuidados devem ser tomados para garantir sua eficácia.
De todos os maiores avanços sentidos nos últimos
anos, o poder computacional em progressão geométrica foi um dos mais notáveis.
Novos algoritmos adaptáveis foram impulsionados pela inteligência artificial,
permitindo uma maior capacidade de armazenamento de dados por meio de inputs
de fontes distintas.
Este mecanismo, popularmente aplicado por meio do
Big Data, amplia a capacidade de análise de dados das organizações em volumes
extraordinários – ação que auxilia na avaliação assertiva do andamento dos
projetos e a entrega de resultados adequada às estratégias internas.
Em uma analogia claramente visível no nosso
cotidiano, a inteligência artificial é amplamente usada nas estratégias de
marketing nas redes sociais. Basta analisarmos com quantos anúncios nos
deparamos ao navegar por estas plataformas, após pesquisarmos algum serviço ou
produto nos canais de busca.
Benefícios da inteligência artificial para as
empresas
Para as companhias, este uso é extremamente
benéfico para suas vendas, possibilitando a elaboração de ações mais assertivas
com as preferências e desejos de seu público-alvo.
Ao invés de disporem recursos com ações massivas e
se comunicar com usuários que não se interessam por seus produtos e serviços, a
IA permite um redirecionamento mais objetivo com potenciais consumidores da
marca.
O cruzamento de dados favorece a identificação do
nicho ideal para seu negócio, além dos canais nos quais estão e preferem se
relacionar – seja por meio digital ou formas mais tradicionais.
Para os clientes, as mesmas vantagens podem ser
espelhadas – afinal, passarão a receber anúncios e propagandas de produtos ou
serviços que estejam, de fato, alinhados a seus interesses do momento.
Novas marcas até então desconhecidas podem,
inclusive, entrar em seu radar com preços mais atrativos do que grandes
empresas do mercado, possibilitando a ascensão de muitos negócios que, até
então, não dispunham de altos recursos de propaganda e divulgação.
Como prova da valorização destas campanhas
personalizadas, uma pesquisa feita pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial,
mostra que 57% dos brasileiros acreditam que serviços e produtos que usam
inteligência artificial trazem mais vantagens que desvantagens. Ainda, 65%
defendem que seu uso no cotidiano torna a vida mais fácil e ágil, com uma
experiência bem melhor e mais agradável.
Como implementar a inteligência artificial nas
empresas?
Diante de inúmeras vantagens, é de se esperar a
onda crescente de companhias direcionando seus investimentos para aplicá-la em
sua rotina.
Para aquelas que estão iniciando esta jornada, um
entendimento deve estar claro: a IA não deve ser encarada como foco ou
diferencial competitivo no mercado, mas sim, o meio no qual as empresas
remodelarão suas estratégias de crescimento no mercado.
Afinal, muitas organizações já utilizam sistemas e
ferramentas avançadas com esta tecnologia – e, o que fará com que seu negócio
prospere será, justamente, a forma com que adaptará estes recursos para seu
propósito de atuação.
Todo dado interno é um ouro bruto, e precisa ser
lapidado adequadamente para evitar quaisquer rachaduras que possam danificá-lo.
Analogicamente, esse cuidado deve ser aplicado no auxílio em empresas
especializadas na área, com o know how necessário para conduzir a
aplicação da IA da melhor forma no seu negócio.
Existem muitas plataformas e mecanismos distintos
no mercado, e é preciso saber o melhor com base nas demandas e objetivos da
companhia.
Ainda, estes investimentos devem estar aliados,
imprescindivelmente, à segurança das informações administradas. Com a vigência
da LGPD, as multas para aquelas que não se preocuparem com esta proteção serão
severas.
É preciso responsabilidade sobre os dados, além de
procurar empresas com credibilidade no mercado para este segmento. Assim, seu
negócio certamente conseguirá desfrutar dos melhores proveitos da Inteligência
Artificial para sua prosperidade e atração de cada vez mais clientes.
Bruno
Cedaro - COO Digital e CBDO da
Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail,
chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário