Kantar IBOPE Media mostra como as empresas brasileiras estão apostando no meio
O investimento em mídia Out of Home (OOH), exibida em locais como pontos de vendas, metrôs e até elevadores em prédios comerciais e residenciais, sofreu com o esvaziamento das ruas provocado pela pandemia de Covid-19. Com o avanço da vacinação, a retomada da mobilidade nas cidades e a digitalização dos formatos de publicidade, no entanto, o setor mostra sinais de recuperação.
De acordo com o estudo Inside OOH 2022 da Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, houve crescimento de 29% nas inserções publicitárias em OOH no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento
é impulsionado a partir de um interesse cada vez maior das marcas em anunciar
no meio. Isso ocorre porque o OOH é capaz de informar e interagir com o
consumidor, que está em movimento, explorando a cidade. Consequentemente, o
comportamento acelera o surgimento de novos formatos e a necessidade de
planejamento por parte das empresas.
Preferências nacionais
No Brasil, 85%
das pessoas foram impactadas por publicidade em OOH ao longo de 2021. Isso
representa aumento de 7% nos últimos cinco anos. A penetração também se mostra
muito mais forte do que em países como Estados Unidos (55%), Reino Unido (60%)
e Espanha (79%).
Uma das vantagens do meio é que o público pode ser atingido de diferentes formas. Segundo a Kantar IBOPE Media, 59% dos brasileiros afirmam terem sido impactados por propagandas em estabelecimentos como supermercados, shoppings e universidades.
Esse tipo de publicidade também foi notado pela população em transportes públicos (59%), mobiliários urbanos, como relógios de rua e pontos de ônibus e táxis (58%), e grandes mídias, a exemplo de outdoors e painéis (54%).
Em relação aos
formatos, a publicidade exibida nos canais digitais tem se consolidado. Entre
as pessoas que consumiram propaganda OOH, 53% disseram que a viram a partir de
formatos de exibição digitais (DOOH) – um incremento de 11% nos últimos cinco
anos.
Principais setores
A mídia OOH pode ser aproveitada por diferentes setores, mas alguns apostam mais do que outros. Dados do estudo apontam que o segmento de Serviços ao Consumidor é o principal, sendo que 34,8% do investimento no meio foi feito por esse setor. O pódio é composto ainda por Comércio (14,3%) e Financeiro e Securitário (11,4%).
É válido
destacar, porém, que as marcas digitais estão intensificando sua presença em
OOH. Tanto é que, entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2021,
os aplicativos de delivery aumentaram 649% seus investimentos no meio. Também
houve um crescimento de 355% das fintechs e 165% dos e-commerces.
Kantar
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