Nos últimos anos, a inadimplência vem se tornando uma das principais vilãs do fluxo de caixa das empresas. Severamente impactada por diversos fatores externos, como a inflação e o aumento de desemprego, o número de brasileiros endividados e inadimplentes vem elevando cada vez mais e, preocupando a operação e investimentos de muitas companhias. Contornar esse cenário pode parecer uma missão impossível frente à falta de perspectivas para a economia nacional – mas, possível de ser combatida por meio de certas ações estratégicas nos negócios.
Abrangendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas,
os casos de inadimplência registrados no país estão se agravando. Em março de
2021, dados publicados pelo G1 mostram um total de 62,65 milhões de brasileiros
endividados – o equivalente a cerca de 57% da população adulta. São mais de R$
253 bilhões de dívidas, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de
Dívidas no Brasil, das quais muitos encontram dificuldades em quitar.
Esta crescente onda de incapacidade de pagamentos é
extremamente prejudicial para todos os envolvidos. Para os clientes, além de
terem seu nome sujo, encontrarão mais dificuldade em adquirir empréstimos e
outras operações que dependam de instituições bancárias. Para as empresas, sua
saúde financeira será cada vez mais impactada, impedindo investimentos em áreas
estratégicas para o crescimento do negócio, prejudicando o faturamento mensal
e, consequentemente, aumentando o risco da companhia se endividar no mercado.
Um efeito cascata que, sem o devido cuidado, pode se tornar complexo de ser
revertido.
Por que a inadimplência vem crescendo?
Não há como atribuir a responsabilidade do aumento
da inadimplência à apenas um culpado. Mas, o frustrante cenário econômico
nacional é, sem dúvidas, um dos principais influenciadores dessa onda. Em um
levantamento realizado pela Austin Rating, o Brasil se tornou o quarto país do
mundo com a maior taxa de desemprego – mesmo com uma tendência de queda, ainda
temos mais que o dobro da taxa média global e, também, o pior dentre os
integrantes do G20.
Dificultando ainda mais, os preços de inúmeros
produtos e serviços não param de aumentar. A redução do poder de compra da
população é atingida por diversos lados, impossibilitando que grande parte das
pessoas tenham condições de arcar com suas dívidas. Sem o devido planejamento,
as contas apenas tenderão a se acumular cada vez mais, danificando não apenas
os próprios consumidores, mas também as companhias que, perderão constantemente
clientes com condições para adquirir seus produtos.
Como combater a inadimplência no seu negócio?
Reverter este cenário pode ser uma tarefa difícil
para muitas empresas e, até mesmo, desanimador ao analisarmos tantos dados
preocupantes. Contudo, seu negócio pode se blindar contra perdas severas para
sua operação por meio de um bom planejamento interno. Segundo o Banco Central,
a preocupação com a inadimplência deve ser redobrada a partir do momento em que
ela se encontrar acima de 5% na sua empresa, levando em consideração os
pagamentos não quitados com mais de 90 dias de atraso. Uma vez atingida essa
situação, é preciso saber como agir a fim de evitar sua piora.
A cobrança preventiva é uma das estratégias mais
utilizadas para essa finalidade – com o objetivo de lembrar o cliente sobre o
vencimento de uma compra e ajudá-lo a evitar o pagamento de juros. Aqui, um
cuidado fundamental deve ser tomado: a cobrança não pode ser feita apenas com
notificações incessantes acerca da dívida – mas sim, trazer um olhar humanizado
para o processo, conscientizando o consumidor sobre a importância de manter os
pagamentos dentro do prazo.
Para contribuir ainda mais nessa eficácia, os
canais de comunicação devem, obrigatoriamente, fazer parte dessa estratégia. Os
agentes virtuais são importantes ferramentas que trazem excelentes resultados
para esta cobrança – com inteligência suficiente para entender o melhor momento
de contatar o devedor e oferecer as melhores opções de pagamento conforme sua
necessidade. Em conjunto, o SMS e o e-mail também podem trazer resultados
assertivos. O primeiro permite o envio de mensagens para qualquer dispositivo,
mesmo diante da falta de internet – basta que o aparelho esteja conectado à uma
operadora para o sucesso do envio.
Ter uma visão positiva para a diminuição da
inadimplência se torna complicado diante do atual cenário econômico, o que
torna essencial adotar tais ações para evitar danos irreparáveis nas empresas.
É imprescindível mostrar empatia a todo o momento, que a empresa se preocupa
que o cliente mantenha seu nome limpo e tenha um bom futuro financeiro. Com uma
boa organização estratégica e comunicação clara sem invasões, todos podem ser
beneficiados.
Marcos
Guerra - Superintendente de Receita
e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação
omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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