Nem 100% online, tampouco completamente presencial.
Essa é a nova realidade do setor varejista que, nos últimos anos e,
principalmente impulsionado pelo isolamento social, transformou seu modelo de
negócios com estratégias que abrangem os mais diferentes perfis de
consumidores. Em ambos os modelos, digital e físico, a tecnologia se tornou uma
importante aliada para o funcionamento e destaque dos lojistas, trazendo
soluções modernas e importantes tendências a serem investidas pelos negócios.
Muito além de uma necessidade, a tecnologia de
ponta se tornou um grande diferencial competitivo para os varejistas – trazendo
benefícios de otimização dos processos administrativos e financeiros, redução
de custos e, principalmente, uma visão mais clara dos processos internos para
uma tomada de decisões mais assertiva. Isso sem falar na experiência do
cliente, que tem aumentado cada vez sua interação direta com a tecnologia.
Afinal, uma melhor análise dos dados de compras e histórico dos seus clientes
permite um atendimento personalizado e individual, com ofertas direcionadas às
suas preferências.
Toda jornada de compras deve levar o digital em
consideração. Segundo um estudo da PwC, 50% das compras efetuadas em lojas
físicas são influenciadas pela internet – um grande impacto no volume de
vendas. Neste cenário, veja as maiores tendências que certamente irão
contribuir para o alcance de resultados cada vez melhores:
#1 Internet das Coisas: o conceito
de IoT representa uma enorme rede de dispositivos conectados do nosso dia a dia
– voltados principalmente para a união de objetos físicos com a internet, como
o GPS. No varejo, a tecnologia é muito voltada para a otimização e gestão dos
processos internos, aperfeiçoando a logística, estoque e todo o processo de
compras. Com grandes benefícios já sentidos, muitos investimentos vêm sendo
feitos para que a Internet das Coisas também chegue aos clientes finais,
permitindo uma conexão com os eletrodomésticos e aparelhos das suas residências
para geração de compras automatizadas.
#2 Plataformas online: a
comodidade de poder comprar produtos e serviços no conforto de nossas casas e,
quando preferirmos, foi um dos principais benefícios que contribuiu para o
crescimento do e-commerce. Mesmo com a retomada do comércio físico, os avanços
tecnológicos deverão impulsionar ainda as vendas on-line, tornando este canal
cada vez mais representativo no setor varejista – contribuindo, até mesmo, para
as vendas nas lojas físicas para aqueles que preferem a experiência sensorial.
#3 Meios de pagamento digitais: a
popularidade das plataformas online impulsionou o desenvolvimento dos meios de
pagamento digitais que facilitassem e otimizassem a jornada de compra. Soluções
como o Pix, carteiras digitais e pagamentos por aproximação são alguns dos
maiores exemplos que cresceram significativamente em 2021 e que, certamente,
deverão ser acompanhados pelos varejistas este ano, garantindo que esses e
outros meios possam ser utilizados em todos os canais de vendas.
O futuro do varejo nos reserva um mundo de
oportunidades de inovação e novas tecnologias – desde o fortalecimento da
integração entre os canais de vendas física e online, ao surgimento de modelos
de negócio que favoreçam o relacionamento com os consumidores e tragam uma
melhor experiência em sua jornada de compra. Para atingir tal nível de
otimização e sofisticação, contudo, é necessário preparo.
Um bom sistema de gestão é extremamente recomendado
para o setor varejista, de forma que permita um melhor gerenciamento dos
processos internos e, consequentemente, traga robustez e compliance
para o negócio. A tecnologia permanecerá impactando e trazendo soluções cada
vez mais completas para o crescimento do varejo – o que exigirá que o setor
esteja preparado para acompanhar esta evolução e ter velocidade para modelar
seu negócio a estes novos formatos de vendas e atendimento aos clientes.
Seidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário