Concursos da OAB e da Polícia aparecem em seguida no ranking dos mais procurados do ano passado, aponta Gran Cursos Online
Um recente levantamento feito pelo Gran Cursos Online, edtech especializado em capacitação para concursos públicos, apontou os 10 concursos mais procurados ao longo do ano de 2021. Em meio a um aumento da busca por certames, o balanço realizado permite notar quais as possíveis tendências para um futuro pós-pandêmico.
No ranking, o concurso do Banco do Brasil aparece como o mais procurado nos últimos 12 meses. Tradicionalmente, o banco apresenta um dos maiores concursos do país e o destaque pode ser associado à abertura do edital, com vagas para Agente Comercial e Agente de Tecnologia no ano passado.
Logo após, em segundo lugar, aparece a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que conta com três concursos, ao todo, presentes no ranking. Além disso, o balanço mostrou que, dos 10 concursos mais procurados, 4 são de órgãos da Polícia, como a Polícia Civil (PC RJ e PC PB), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como pode ser observado na listagem abaixo.
(Crédito: Gran Cursos Online)
O levantamento também revela um grande crescimento nas buscas por concursos em diversos estados brasileiros. Dentre estes, o Ceará foi o estado que apresentou o maior crescimento anual, com 43,41%, seguido pelo Pará (36,87%) e por Pernambuco (33,57%).
Além disso, a pesquisa realizada pelo Gran Cursos Online destacou que as buscas por vagas públicas aumentaram mais entre as mulheres (24,01%) do que entre os homens (10,46%). Percebe-se ainda, que o crescimento na procura foi maior entre o público com faixa etária de 45-54 anos (30%) e de 55-64 anos (26%), o que mostra novas perspectivas profissionais entre os mais experientes, principalmente, após as dificuldades da pandemia.
(Crédito: Gran Cursos Online)
Por fim, esse crescimento pode ser relacionado com o retorno das atividades antes paralisadas devido a pandemia de Covid-19, momento que é visto, por muitos, como uma fase de novas oportunidades e de retomada da carreira profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário