Especialista
em negócios pets explica como empreender nesta área; Padaria Pet cresce 200% em
2020 e projeta duplicar número de franquias ainda em 2021
O Brasil conta com quase 140 milhões de animais de
estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para
Animais de Estimação (Abinpet). Destes quase 140 milhões, 54,2 milhões são
cães, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes, além de 39,8 milhões de
aves. Em 2020, ano marcado pela pandemia, enquanto alguns nichos perderam
mercado, o pet foi um dos mais promissores para investir.
Um case que retrata este cenário é um crescimento
expressivo de 200% de uma rede de padaria para pets, a Padaria Pet que, não só
triplicou seu tamanho, como também encontrou novas maneiras de inovar num
mercado que só expande. Em 2020, a rede fechou o ano com 18 novas franquias no
Brasil, chegando também no Nordeste do país.
Para crescer, a marca optou por implantar novos
formatos de negócios. Se antes a rede contava com lojas físicas, desde 2020 os
quiosques passaram a integrar o portfólio de novos formatos de negócios para
empreendedores. O novo formato foi uma das contribuições para a expansão da
rede no país. “O setor pet é um dos mais promissores pelo crescimento no número
de animais nos lares durante a pandemia e os tutores passaram a conviver mais
tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do consumo de alimentos,
artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi elencada como serviço
essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande se comparado a outros
setores do varejo.”, explica o diretor de expansão da Padaria Pet, Arquelau
So.
Atualmente, as lojas físicas e quiosques da rede
pet têm o valor inicial de R$ 85 mil no formato de quiosques e podem chegar até
R$ 300 mil no formato de lojas, com lucros entre 13% a 17%. Para quem quer
empreender e deseja entender melhor sobre o mercado pet, Arquelau explica mais
detalhes abaixo:
Conheça seu propósito de vida
A conexão entre o propósito de vida de uma pessoa e
a maneira que ela deseja transmitir isso no segmento pet é essencial, até
porque o empreendedor enfrentará muitos desafios e sabemos que aliar o
propósito da marca com o objetivo pessoal dele é fundamental para o sucesso do
negócio.
Identifique soluções para problemas atuais
A identificação de uma dor e/ou necessidade de um
dono de pet é a porta de entrada para conquistar a empatia do cliente.
Busque conhecimento e referência
A pesquisa é extremamente importante, procurar por
fontes confiáveis que possam oferecer informações sobre o mercado, como:
instituições, associações e entidades do nicho além da expertise de outros
empreendedores da área.
Procure o ponto ideal
A escolha certa do ponto comercial corresponde a
75% do sucesso do negócio, principalmente se o local depender da
comercialização de produtos como fonte de receita principal.
Além das dicas acima, Arquelau destaca ainda que a
gestão de um negócio no setor pet requer cuidados, seja na administração ou na
forma de conduzi-lo, ressaltando ainda a busca constante por inovação para
superar as expectativas dos clientes, bem como acompanhar os competidores e ter
planejamento para lidar com as incertezas do mercado.
“Um dos maiores desafios é a gestão do negócio,
porque muitos empreendedores se preocupam apenas em realizar as tarefas que
mais gostam, deixando de lado o gerenciamento financeiro, gestão de pessoas e
controle de estoque, setores importantes para o bom funcionamento da empresa”,
explica Arquelau.
Arquelau explica ainda que para compor uma boa
equipe, o empreendedor deve aliar dois aspectos importantes: adquirir
conhecimento e contratar pessoas que o complementem: “Muitas vezes os
empreendedores tendem a contratar pessoas que tenham as mesmas habilidades que
ele, mas na realidade, você deve contratar pessoas com outras habilidades, com
características diferentes, para ter diversidade de ideias e conhecimentos,
contribuindo para o desenvolvimento do negócio”.
Ele cita outros pontos importantes que podem ser
realizados dentro de um treinamento de novos empreendedores. O trecho abaixo
faz parte do treinamento aplicado a novos franqueados da rede:
- Constante
inovação e diferenciação dos produtos: Faz parte do DNA da Padaria
Pet investir na inovação de produtos de fabricação própria e avaliação
crítica da coleção dos produtos dos fornecedores de outras marcas, os
quais são revendidas nas franquias. Faz parte da rotina da marca estar
atenta às oportunidades e tendências do exterior e ouvir os franqueados.
- Qualidade
no atendimento: treinar os colaboradores para que eles tenham a real percepção de
valor no que ele está oferecendo ao cliente e saibam o qual a importância
do seu papel para a empresa.
- Exposição
dos produtos: cada detalhe do local pode proporcionar experiências de compras
diferentes ao cliente. Hoje, é preciso focar em trazer vivências novas
para os consumidores.
- Análise
de indicadores de performance: esteja sempre atento e analise periodicamente
os indicadores de performance do seu negócio pet, número de vendas, ticket
médio, taxa de conversão de venda, recorrência entre outros
indicadores.
Projeções para o futuro
Apesar do impacto causado pela pandemia, a Padaria
Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de 2021, além
de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e outros
acessórios.
Recentemente a Padaria Pet desenvolveu uma ração
100% natural e, em breve, lançarão uma refeição natural para cães e gatos sem a
necessidade de congelamento.
Arquelau
So - diretor de expansão da Padaria Pet
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