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quarta-feira, 7 de julho de 2021

Projeto leva mais de 10 mil jovens para conhecerem museus em visitas gratuitas

Experimente Cultura se adaptou à nova realidade e aproveita atividades virtuais para fazer a ponte entre alunos cariocas e instituições de renome internacional. Inscrições seguem abertas



O Experimente Cultura ultrapassou a marca das 10 mil crianças e jovens atendidos pelo projeto, que leva gratuitamente alunos da rede pública do Rio de Janeiro a conhecerem museus e instalações culturais, na maioria das vezes pela primeira vez. Tendo que se adaptar ao novo normal, a iniciativa conta em 2021 com recursos tecnológicos para seguir fazendo a ponte entre este público em vulnerabilidade e a cultura com visitas virtuais. Mais que isso, usou a dificuldade como oportunidade de crescimento, passando a oferecer experiências internacionais, em visitas guiadas a instituições de renome mundial. E tudo ainda está ao alcance de escolas e instituições interessadas, já que as inscrições estão abertas através do site experimentecultura.com.br ou pelo email contato@experimentecultura.com.br


Como o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, as organizadoras do projeto sabiam do tamanho do desafio que enfrentariam este ano. Mas não imaginavam quanto acolhimento encontrariam, e nos dois lados da ponte.

“Tínhamos certeza de que a pandemia havia transformado também a maneira como o mundo consome cultura. E vimos isso como uma grande oportunidade. Seguimos com nossa missão, que é mostrar que cultura é para todos, mas percebemos uma demanda enorme também nas instituições culturais, não só entre o público infanto-juvenil em vulnerabilidade. Os museus perderam seu público com todas as restrições e os que possuem atividades onlines tinham uma penetração pequena. Tem sido muito prazeroso poder juntar essas duas pontas e continuar promovendo experiências únicas, e quase sempre inéditas para crianças e jovens”, afirmou Renata Prado, curadora do projeto.

Outra grande novidade que 2021 e o novo normal trouxe ao Experimente Cultura foram as visitas internacionais. O projeto já ofereceu ‘viagens’ até os tradicionalíssimos museus Albany Institute, Smithsonian Air and Space, Pacific Museum of Earth e Guggenheim, dos Estados Unidos. E já possui mais instituições do exterior na lista, como o ChesaPeake Museum, também norte-americano.

“A grande maioria das crianças e jovens atendidos pelo projeto nunca teve a oportunidade de visitar um museu ou alguma instalação cultural em sua própria cidade. Levar esse público a lugares nunca imagináveis é, sem dúvida, algo que contribui para sua formação. Queremos que essas experiências internacionais sejam realmente inspiradoras e possam, além de ampliar o conhecimento dos alunos, representar uma porta aberta para a cultura. E que ela nunca mais torne a se fechar”, encerrou Flavia Orrico, do comitê curatorial do projeto.

Para vencer mais um desafio, que é a falta de acesso à internet de qualidade entre o público atendido pelo projeto, o Experimente Cultura adotou dois meios de visitação. Um deles é levando toda a infraestrutura tecnológica para a escola ou instituição atendida. Desta maneira, os alunos podem fazer a visitação juntos, respeitando todas as normas sanitárias vigentes, a partir deste local.  A outra é uma visitação 100% online, onde os alunos, guias e professores acessam uma plataforma diretamente de seus dispositivos.



Aulas abertas ao público


Nestas visitas 100% onlines, o público em geral pode acompanhar a atividade junto com os alunos, através do canal oficial do Experimente Cultura no Youtube: (https://url.gratis/iTSCNk). As visitas já realizadas também ficam disponíveis.

Realizado pela Pulsar Cultura, o Experimente Cultura tem patrocínio do GRUPO ASSIM e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

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