Uma experiência positiva de integração pode aumentar a
retenção de novos contratados em 82%, de acordo com guia recente da Udemy
Quem nunca teve um primeiro dia de
trabalho estressante? É difícil encontrar quem não tenha uma história como as
seguintes para contar: saiu de casa mais cedo do que o necessário para estar no
escritório no horário e ainda assim se atrasou porque não conhecia bem o
trajeto, pegou chuva no caminho e chegou no trabalho com a roupa toda molhada
ou precisou esperar horas para ter um computador e uma mesa para usar.
A boa notícia para os profissionais que
estão trabalhando em home office durante a pandemia (e para os muitos que devem
continuar assim mesmo quando ela acabar) é que situações constrangedoras como
essas não vão mais acontecer tão cedo.
De acordo com o relatório “The Portrait of a Pandemic at
Work” (em português, “O Retrato da Pandemia
no Trabalho”), divulgado no segundo semestre de 2020 pela Udemy, o maior destino
do mundo para cursos online, 48% dos profissionais americanos considerariam
deixar os seus empregos se as empresas nas quais trabalham não oferecessem
opções de trabalho flexíveis.
Além disso, uma experiência positiva de
integração pode aumentar a retenção de novos contratados em 82% e elevar a
produtividade em mais de 70% – segundo o “The Definitive Virtual
Onboarding Guide for Distributed Teams”
(em português, “O Guia Definitivo para Integração de Times Distanciados”),
produzido pela Udemy no começo deste ano. Por isso, inclusive para os
profissionais em home office, a experiência de integração é fundamental.
Mas como fazer isso bem de forma
remota? O guia da Udemy diz que as empresas e os seus times de RH devem
considerar três pontos ao adaptarem para o home office a integração de novos
funcionários.
São eles: 1) incentivar os novos
contratados a estabelecerem conexões sociais na empresa e também a tirarem
períodos de tempo para se desconectar, com o objetivo de não se sentirem
isolados nem esgotados; 2) ajudar os funcionários a conhecerem a cultura da
empresa e 3) criar documentos claros e atribuir tarefas corretamente para que
os funcionários otimizem o próprio tempo e confiem na empresa.
A instrutora de RH na Udemy e na Udemy
Business Ana Cristina Moraes
dá uma dica prática para integrar novos funcionários nos tempos de pandemia e
home office que estamos vivendo: enviar para a casa do contratado um kit de
boas-vindas (por exemplo, uma caixa de café da tarde com o logotipo da empresa)
para ser consumido durante a reunião de integração, que deve incluir colegas e
chefes com quem a pessoa conviverá no dia a dia.
Outras dicas da instrutora são designar
um “padrinho” ou uma “madrinha” para acompanhar o novo contratado durante os
seus primeiros 90 dias na empresa, enviar para o recém-chegado um material com
as informações principais sobre a empresa e a área e oferecer treinamentos
rápidos sobre temas com os quais ele irá se deparar no novo cargo, tanto
ministrados por pares e colegas de áreas relacionadas como oferecidos por
plataformas de cursos online, como a Udemy.
Por fim, Ana Cristina enfatiza a importância
da empatia no trato com os funcionários (novos e antigos) nos tempos atuais.
“Ela reforça a marca empregadora, diminui ruídos na comunicação interna e ajuda
na manutenção da cultura organizacional”, afirma ela. “Todos nós estamos
passando por momentos de incerteza atualmente e contar com o apoio da empresa
em que trabalhamos é muito bom.”
Udemy
Facebook: @UdemyBrasil
Twitter: @Udemy_Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário