A Air Products
explica a tecnologia que garante economia e menos paradas para recalibragem
Quem dirige sabe a importância de manter veículos
sempre em bom estado para evitar acidentes. Para quem trabalha com transporte
esse cuidado tem de ser redobrado, principalmente quando o assunto é pneu.
Em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, 30/6, a Air
Products explica as vantagens da utilização dessa tecnologia, principalmente
para pneus de veículos pesados, que rodam grandes distâncias.
“O ar comprimido, utilizado para encher os pneus
dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio e
nitrogênio. Nesse caso, a perda de pressão pode chegar a cinco libras por
semana. Quando oferecemos a calibragem apenas com nitrogênio para frotas de
caminhões, diminuímos esse tempo entre calibragens por uma razão simples: as
moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu,
que é permeável”, explica Omar Abreu, Vendedor Técnico da Air Products. Na
prática, veículos de transporte que utilizam ar comprimido precisam ter seus
pneus calibrados semanalmente ou no máximo a cada 15 dias. Com o nitrogênio,
esse tempo se prolonga para até 45 dias.
Outro ganho proporcionado pelo nitrogênio é em
economia. “O segundo maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o
pneu, perdendo apenas para o combustível. O nitrogênio representa em média 5 a
10% de ganho na primeira vida útil do pneu e economia de cerca de quatro pneus
por mês para frotistas”, completa Abreu.
As carcaças também podem ser reutilizadas mais
vezes com a utilização do gás. Segundo Abreu: “trabalhando com ar comprimido, a
temperatura e a pressão dos pneus variam muito devido aos contaminantes como
água e óleo. Com o uso de nitrogênio que é um gás totalmente inerte, estável,
isento de umidade e óleo, a temperatura e calibragem ideal do pneu é mantida
por mais tempo preservando a estrutura interna. Em média, é possível ter uma
reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa
melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”.
A calibragem com nitrogênio acontece por meio da
filtragem do ar comprimido de um compressor comum feita por equipamentos de
geração local, as “Membranas PRISM®”, no caso das frotas de caminhões,
instalados nas oficinas. “O nitrogênio está na atmosfera, então estes
equipamentos fazem a separação do nitrogênio de outros componentes para o
abastecimento. Em geral, os frotistas instalam o equipamento em mais de uma
oficina, o que permite ao caminhoneiro rodar com tranquilidade até chegar a
outra localidade e realizar nova calibragem com nitrogênio”, finaliza Abreu.
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