No ambiente digital, uma das principais buscas das empresas é pela captação de novos clientes. Com o auxílio das estratégias de marketing digital, a landing page pode ser uma alternativa eficaz para aumentar a conversão de leads. A página inicial de um site costuma ser mais genérica, porém, com a landing page você pode ser mais objetivo, despertar interesse e atingir seu público específico, aumentando as chances de conversão.
Um dos fatores a se levar em consideração, está em
ser assertivo na comunicação com o público-alvo e na escolha da entrega do
conteúdo, que é o passo anterior ao criar a landing page. É necessário
identificar os objetivos da persona (cliente ideal) para que o conteúdo
disponibilizado apoie e solucione. Dessa forma, o material será relevante e
despertará o desejo do visitante em recebê-lo, aumentando assim, as chances de
conversão.
Abaixo, confira algumas dicas para aumentar a
conversão da sua landing page:
1 - Seja objetivo
O primeiro passo é cumprir com sua principal
função, que é converter: seja objetivo e direto para não ter distração do lead.
Para que isso aconteça, a estrutura dessa landing page não precisa ser extensa,
apenas trazer como foco o que será ofertado. Os principais elementos são:
O material de valor: conteúdo
gratuito que o visitante terá acesso ao se cadastrar. Pode ser uma imagem com
ilustração de e-book, um vídeo ou o convite de um evento online que irá
acontecer.
Headline persuasiva: tenha um
título atrativo que apresente o benefício que aquele conteúdo proporcionará ao
visitante.
Formulário de cadastro: o campo que
a pessoa insere seus dados para receber o conteúdo, como nome, e-mail e
telefone.
Botão Call to Action (chamada para ação): botão
localizado abaixo do formulário que confirma o cadastro e incentiva o visitante
a realizar a ação.
2 - Versão mobile
É preciso otimizar a página para a versão mobile.
Se um visitante acessar a página e essa não estiver receptiva ao uso em um
celular, a empresa pode não passar credibilidade e há chances de abandono por
não prover uma boa experiência ao cliente.
3 - Velocidade
Na criação da landing page, é preciso levar em
consideração a velocidade de carregamento. O próprio Google, com sua rede
neural, fez uma análise de landing pages mobile sobre o tempo de carregamento
dos sites. A análise é com base na probabilidade do visitante abandonar as
páginas ao ter que aguardar segundos de carregamento. Por exemplo, se a página
levar de 1 a 5 segundos para carregar, a probabilidade de abandono cresce em
90%. Quanto mais rápido sua página carregar para o visitante, maior a retenção.
Imagens com tamanhos altos, muitos elementos desorganizados e uma plataforma de
criação de landing page não otimizada são fatores que influenciam no
carregamento.
4 - Prova social
Se a landing page ofertar um conteúdo de e-book,
por exemplo, é interessante inserir na página depoimentos de pessoas que já
consumiram o conteúdo e compartilharam seus feedbacks positivos. É uma maneira
de gerar ainda mais valor sobre o material e o visitante se converter em lead.
5 - Ferramentas de monitoramento
Ferramentas de mapas de calor como o Heatmap, por
exemplo, ajudam a identificar o comportamento do usuário na landing page, dessa
forma, indica quais lugares ele mais passou o mouse, onde clicou, entre
outros recursos. Ter isso claro, apoia ao analisar como está a experiência do
usuário naquela página.
Rafael Wisch - CEO da G
Digital, startup de desenvolvimento de softwares voltados para marketing e
vendas.
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