Tcharla Bragantin
é coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de
Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e FASS e avalia como os
empresários tiveram de se adaptar às ferramentas virtuais para dar continuidade
aos negócios e ofertas de produtos e serviços
Com a crise econômica e o mercado de trabalho
instável por conta do cenário de pandemia, os pequenos negócios, as empresas e
os demais trabalhadores tiveram o desafio de se reinventar para dar
continuidade às atividades e ofertas de produtos e serviços. E um grande aliado
nesse processo foi – e tem sido – o marketing digital.
Segundo a professora e coordenadora dos cursos de Administração,
Ciências
Contábeis e Gestão
de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Faculdade São
Sebastião (FASS), Tcharla Bragantin, o marketing digital é uma
forma de utilizar a internet como meio de divulgação de produtos e serviços por
meio das ferramentas digitais disponíveis, como sites, redes sociais, blogs,
e-mail marketing, entre outras.
“A internet mudou a maneira como as empresas se
relacionam com seus clientes. Pesquisas recentes apontam que o Brasil é o
segundo país do mundo onde as pessoas passam mais tempo na internet, em média
nove horas por dia. Então, toda empresa não só pode como deve adotar o
marketing digital para se relacionar com seus clientes, pois com essas
ferramentas digitais é possível estabelecer uma forma de comunicação bem
próxima e assertiva com eles”, enfatiza Tcharla.
A especialista destaca que no atual cenário é
primordial que os empresários, especialmente os pequenos, migrem (ou integrem)
seus processos para as mídias, plataformas e sistemas digitais. E muitos se
adaptaram na pandemia. “Esse contexto não se mostra como algo passageiro, pelo
contrário. À medida que a tecnologia avança, as pessoas têm utilizado cada vez
mais a internet e, nesse sentido, o marketing digital se torna aliado dos
pequenos negócios que buscam acompanhar esse processo de evolução”, explica a
professora.
Para quem ainda não aderiu à estratégia de migração
ou mais integração ao marketing digital, a docente orienta o auxílio
profissional, como uma assessoria para implantar novas tecnologias. Além disso,
Tcharla estimula o estudo. “Nunca é tarde para se reinventar, aprender e
implementar algo novo”, diz.
Marketing Digital e as suas atribuições
Segundo a professora Tcharla, um dos grandes
benefícios do marketing digital é a possibilidade de utilizar diversas mídias
digitais simultaneamente para ampliar a visibilidade de pequenos negócios. Além
de aumentar o alcance da marca, é possível segmentar o público e desenvolver
conteúdos específicos conforme o perfil dos clientes e potenciais compradores
desses pequenos negócios.
“Mas para alcançar resultados positivos é
necessário dedicar tempo e grande esforço no desenvolvimento de conteúdo
significativo, e por isso é importante que os pequenos negócios conheçam seu
público-alvo. Dessa forma, é possível criar identificação com a marca. Além de
consumir, ele poderá compartilhar com outras pessoas, dando mais visibilidade e
maior alcance. Já o que pode se tornar uma desvantagem são os desafios que
podem surgir, como não acompanhar as ações e não mensurar os resultados,
especialmente no cenário atual que se transforma constantemente”, contrapõe.
Por fim, a docente lembra que há clientes que preferem
as mídias tradicionais, como os imprensos, rádios e televisão. “Eles podem não
estar inseridos no mundo digital. E nesse sentido é importante destacar que é
preciso utilizar a estratégia de marketing que melhor se adequa ao perfil do
cliente e público-alvo”, conclui.
Centro
Universitário Módulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário