Há diversos desafios e dificuldades a serem superados recentemente, devido a pandemia do novo coronavírus, e na educação, o cenário não é diferente. Para alunos com dislexia ou quaisquer dificuldades de aprendizagem, os obstáculos são ainda maiores.
Para Julia Braga,
Gerente de Produtos e Desenvolvimento do Instituto ABCD "Neste período de
atividades online, os alunos com dislexia precisam de uma atenção especial,
para que dessa forma, consigam acompanhar os conteúdos e não se sintam
atrasados em relação aos demais colegas", diz. A dislexia é um transtorno
específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por
dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras e pela baixa
habilidade de decodificação e soletração.
O Instituto ABCD é uma
instituição sem fins lucrativos, que trabalha desde 2009 para melhorar e
desenvolver a vida de pessoas com dislexia, e outros transtornos de
aprendizagem. Em seu site , é possível encontrar material e cursos sobre o assunto, e até um teste rápido que pode contribuir para identificar o transtorno.
E para ajudar esses
alunos durante o ensino remoto, o Instituto listou algumas dicas. Confira:
1. Dê preferência às
aulas síncronas.
Alunos com dislexia
precisam de instrução direta e feedback em tempo real, aspectos que não estão
presentes em aulas gravadas.
2.Encontre novos
caminhos para ajudar os alunos com dificuldade.
Durante as aulas
online, alunos com dislexia podem se sentir desconfortáveis expressando suas
dificuldades diante de toda a classe. Combine previamente de que maneira e em
qual momento o aluno pode sinalizar a sua dificuldade sem se sentir exposto.
3. Repense como e o
que ensinar.
As estratégias que
eram utilizadas na sala de aula tradicional nem sempre funcionarão no ensino
remoto. Ao fazer a adaptação das atividades para o ensino online, é fundamental
considerar as necessidades específicas dos alunos com dificuldades.
4. Tire proveito dos
recursos remotos.
Professores e
especialistas podem se beneficiar de ambientes virtuais para atender com maior
frequência alunos com dificuldades.
5. Inclua tecnologias
assistivas nas aulas.
Aproveite o fato de
que muitos recursos tecnológicos já estão sendo utilizados no ensino remoto e
inclua tecnologias assistivas para facilitar a participação dos alunos com
dislexia, como um leitor automático ou um conversor de voz em texto, por
exemplo.
Instituto ABCD
Instagram: @iabcd @edueduapp
Facebook: @InstitutoABCD
Nenhum comentário:
Postar um comentário