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segunda-feira, 10 de maio de 2021

Conheça 5 maneiras de ajudar remotamente alunos com dislexia

Há diversos desafios e dificuldades a serem superados recentemente, devido a pandemia do novo coronavírus, e na educação, o cenário não é diferente. Para alunos com dislexia ou quaisquer dificuldades de aprendizagem, os obstáculos são ainda maiores.

Para Julia Braga, Gerente de Produtos e Desenvolvimento do Instituto ABCD "Neste período de atividades online, os alunos com dislexia precisam de uma atenção especial, para que dessa forma, consigam acompanhar os conteúdos e não se sintam atrasados em relação aos demais colegas", diz. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente das palavras e pela baixa habilidade de decodificação e soletração.

O Instituto ABCD é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha desde 2009 para melhorar e desenvolver a vida de pessoas com dislexia, e outros transtornos de aprendizagem. Em seu site , é possível encontrar material e cursos sobre o assunto, e até um teste rápido que pode contribuir para identificar o transtorno.

E para ajudar esses alunos durante o ensino remoto, o Instituto listou algumas dicas. Confira:


1. Dê preferência às aulas síncronas.

Alunos com dislexia precisam de instrução direta e feedback em tempo real, aspectos que não estão presentes em aulas gravadas.


2.Encontre novos caminhos para ajudar os alunos com dificuldade.

Durante as aulas online, alunos com dislexia podem se sentir desconfortáveis expressando suas dificuldades diante de toda a classe. Combine previamente de que maneira e em qual momento o aluno pode sinalizar a sua dificuldade sem se sentir exposto.


3. Repense como e o que ensinar.

As estratégias que eram utilizadas na sala de aula tradicional nem sempre funcionarão no ensino remoto. Ao fazer a adaptação das atividades para o ensino online, é fundamental considerar as necessidades específicas dos alunos com dificuldades.


4. Tire proveito dos recursos remotos.

Professores e especialistas podem se beneficiar de ambientes virtuais para atender com maior frequência alunos com dificuldades.


5. Inclua tecnologias assistivas nas aulas.

Aproveite o fato de que muitos recursos tecnológicos já estão sendo utilizados no ensino remoto e inclua tecnologias assistivas para facilitar a participação dos alunos com dislexia, como um leitor automático ou um conversor de voz em texto, por exemplo.

 


Instituto ABCD

Instagram: @iabcd @edueduapp

Facebook: @InstitutoABCD


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