Conheça 4 formas
de se comunicar de maneira assertiva, na opinião da N1 IT, do Grupo Stefanini
O
investimento na comunicação tem sido alvo das empresas que estão se destacando
no mercado. A forma de como se comunicar, usando a tecnologia e metodologias
ágeis focadas em resultados, é um pilar importante que sustenta a jornada das
empresas para aumentar a performance e obter resultados.
Os profissionais atentos ao futuro e conectados com resultados têm investido e
buscado desenvolver uma habilidade humana fundamental: a comunicação. O saber,
o fazer e o ter resultados são excelentes, mas o diferencial é comunicar tudo
isso de forma clara, objetiva e para o público certo.
Recentemente, uma pesquisa da Você S/A destacou que 87% dos funcionários
demitidos tiveram como causa principal a falta de habilidades pessoais; somente
13% ocorreram por falta de competências técnicas. Isso é alarmante e um ponto
de atenção.
Afinal, quais são essas habilidades que faltam e que trazem um índice tão alto?
Quando falamos em comunicação, ela permeia praticamente todas as 10
competências que um profissional diferenciado apresenta, segundo pesquisa
publicada pela Exame.
A qualidade da nossa comunicação é de uma importância gigantesca, porém o
desafio de como orquestrar a forma como passamos as informações e de como as
recebemos é maior ainda.
A comunicação acelera o crescimento de um time, assim como pode comprometer
resultados importantes e relevantes dentro das organizações. Nossa qualidade de
comunicação nos coloca em diferentes patamares, tanto profissional quanto
pessoal.
Divido aqui 4 principais formas de nos comunicarmos para que
possamos avaliar e aumentar a nossa lente de atenção:
Comunicação verbal – é a mais primitiva, a mais usada
e, infelizmente, a menos qualificada e pensada.
Por ser fácil falar, por ser natural, as pessoas não dimensionam os bônus e
ônus de usar adequadamente esta comunicação.
Trazendo para um ambiente corporativo de liderança, a autorresponsabilidade da
comunicação de um líder é fundamental para entregar aos liderados a luz
necessária para acender e apagar em cada ação.
Comunicação verbal assertiva é sinônimo de menos ruídos, mais motivação e
aumento de performance. É preciso estabelecer uma liberdade para que as
perguntas possam ser feitas sem julgamentos.
Existe um bloqueio cultural das pessoas falarem que não entenderam, que não
sabem, para não “comunicar” a percepção de outros, a falta de conhecimento
momentânea, mas como diz o proverbio Chinês: “Quem pergunta é ignorante por 5
minutos; quem não pergunta é ignorante para sempre.”
A comunicação verbal é um desafio, as pessoas acham que explicaram e os outros
acham que entenderam. É justamente nesse momento que começam os pequenos e
progressivos erros e a morosidade nos processos nos departamentos das empresas.
Na vida pessoal também não é diferente. Você diz algo e a pessoa próxima a você
entende outra.
Percebe o poder que temos quando nos comunicamos? As nossas palavras e o como
falamos refletem muito do que sentimos, da nossa personalidade, das nossas
vivências, aprendizados consolidados, traumas e medos.
Você já se deparou com alguém que parou de produzir, desmotivado porque escutou
algo de um chefe, por exemplo? Ou até mesmo outras que começaram mudanças
significativas depois de uma boa conversa, os famosos feedbacks?
Minha motivação aqui é trazer uma reflexão e autoanálise de como está a sua
comunicação tanto profissional quanto pessoal.
Nos atraímos aquilo que comunicamos!
Para fechar minha explanação quanto à comunicação verbal, reforço que quanto
mais você entender o poder que você tem em se comunicar, mais portas você
poderá abrir ou, infelizmente, fechar.
Entrarei agora no segundo tipo de comunicação, que é a comunicação
corporal, a nossa fisiologia.
Segundo estudos, em toda a comunicação interpessoal, cerca de 7% da mensagem é
verbal (somente palavras), 38% é vocal/verbal (incluindo tom de voz, inflexão e
outros sons) e 55% não verbal, ou seja, por meio de gestos.
Nossa tendência é de nos comunicarmos mais com a linguagem corporal do que com
a verbal, mesmo que não percebamos isso. O corpo fala e nos atraímos o
padrão que comunicamos. Preste mais atenção em suas expressões faciais, em seus
gestos, em sua postura.
As palavras podem seguir em uma direção quando nosso corpo está seguindo em
outra. A congruência entre a sua comunicação verbal e a corporal fortifica o
conteúdo passado e o objetivo que quer alcançar.
O que você está dizendo é importante, mas a forma como seu corpo expressa o
quer dizer sela o conteúdo e deixa claro o entendimento.
O ser humano é visual, afetivo e emocional. Entender de gente é entender de
negócios.
Às vezes, não precisamos falar nada, mas um sorriso fala muito mais, ou um
franzir da testa denuncia uma dúvida, ou até mesmo uma cara estranha levanta a
conotação de desprezo e irrelevância.
Líderes ressonantes, que buscam inspirar pessoas, eliminar ruídos e focar nos
resultados, investem em entender a melhor forma de se comunicar tanto na fala,
escrita, como também em sua fisiologia, passando entusiasmo que ressoa no grupo
inteiro.
A comunicação é uma ação primitiva, assunto fácil aparentemente, mas complexo
quando enxergamos o poder que ela exerce dentro da construção de nossas
habilidades.
Subindo agora para um patamar ainda mais complexo e concorrido, passo para o
terceiro tipo de comunicação, a nossa comunicação digital. Ela está
relacionada à maneira como nos posicionamos na mídia, nas redes sociais, na
rede corporativa, que conteúdo levamos e a forma como levamos.
A cada dia, os perfis comportamentais são de alta relevância em um processo de
contratação, de fechamento de parcerias, sociedade e negócios.
O digital e a forma como nos expomos dizem muito de quem somos. Embora exista a
crença de que as redes sociais refletem apenas o palco da nossa vida cotidiana
e não os bastidores e desafios, o propósito e a forma como posiciona ficam como
pano de fundo.
A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental em nossa comunicação
digital. As ferramentas estão cada vez mais acessíveis, ágeis e fáceis de
usar. Isso é extraordinário, isso é disruptivo!
Quando olhamos o Microsoft Teams, por exemplo, constatamos que é um software de
reuniões e organização empresarial que cresceu exponencialmente na pandemia.
Entre julho de 2019 e final de setembro de 2020, o número de usuários diários
saiu de 13 milhões para 115 milhões.
A necessidade das empresas em manter a comunicação com seus clientes e
funcionários, o trabalho remoto e o distanciamento colaboraram, é claro.
Mas o Teams não figurou sozinho nesta busca de comunicação eficaz. O Zoom e o
Slack também ganharam força e usuários durante a pandemia.
O presidente mundial da Microsoft, Satya Nadella, tem grandes projeções para
consolidar o Teams como uma ferramenta de comunicação com uma nova camada de
organização nas empresas, capaz de unir as principais ferramentas que
trabalhadores precisam, com funções de colaboração, reuniões em vídeo, chat e
outras aplicações de negócios.
A comunicação digital, por meio de ferramentas inteligentes, softwares
colaborativos, desenvolvimento de aplicativos que possam ser integrados a estas
plataformas de comunicação, dará mais liberdade às empresas para melhorarem
seus processos de comunicação e trabalho em prol de mais resultados.
Começamos a entender o poder da comunicação quando associamos aos nossos
resultados. Quando usamos de forma inteligente a nossa comunicação verbal, com
uma fisiologia adequada ao ambiente que estamos e as ferramentas digitais, é
inegável o aumento da produtividade e dos resultados de negócios.
Estamos no universo das metodologias ágeis, que saem do departamento de TI para
se espalharem para as demais áreas das empresas. A comunicação é fundamental na
aplicabilidade de métodos que impactem positivamente a forma como as companhias
trabalham, proporcionando mais agilidade, performance e redução de custos.
Para finalizar, existe o quarto tipo de comunicação que fica nas entrelinhas. É
a nossa comunicação de relacionamentos. Sim, é a forma como
nos comunicamos através das conexões que temos, do networking que formamos ao
longo da nossa trajetória.
Muitas pessoas têm uma visão particular, de um grupo, de um departamento ou de
uma empresa, de acordo com as conexões que as permeiam. Tem a ver com o famoso
ditado: “Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és.”
Grandes e importantes oportunidades que surgem vêm desta comunicação que
fazemos por meio de nosso sólido networking. Costumo dizer que esta comunicação
se perpetua através do vínculo de valores que temos e, consequentemente,
reverberamos.
A nossa comunicação precisa ser congruente com nossos objetivos para
acelerarmos ainda mais nosso crescimento.
Que conexões com pessoas estratégicas você tem buscado? Que tipo de
conhecimento você tem inserido para ter uma comunicação mais enriquecida e
assertiva?
Empresas que estão trabalhando forte em sua maneira de se comunicar com seus
clientes, investindo na qualidade da comunicação interna, implementando
soluções fáceis e ágeis de comunicação e repositórios de informações de forma
organizada e centralizada, sairão na frente. Empresas que focam em treinar
líderes que cuidam de pessoas - e não somente olham para os resultados - são
aquelas com mindset avançado e estão rumo a um crescimento não convencional.
Nós atraímos o padrão que comunicamos. Pense nisto!!
Como diz Bill Gates, “O modo como você reúne, administra e usa a informação
determina se você vencerá ou perderá.”
Shirley
Fernandes - responsável pela área comercial da N1 IT, empresa do Grupo
Stefanini
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