Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Cirurgias bariátricas devem ser realizadas mesmo com pandemia?

Dr. Daniel Riccioppo releva impactos da não realização do procedimento neste momento


Ainda que a rede pública e particular estejam sobrecarregadas por conta da pandemia de Covid-19, alguns procedimentos como a cirurgia bariátrica precisam de atenção e em muitos casos, a não realização do procedimento pode impactar negativamente a saúde das pessoas.

É o que diz o artigo publicado pelo periódico científico The Lancet escrito por 23 cientistas, inclusive um brasileiro, que identificou em muitos casos o adiamento da cirurgia pode implicar em malefícios para a saúde.

O gastrocirurgião Daniel Riccioppo aponta para a relação que a obesidade possui entre outras comorbidades. "O excesso de peso em si está relacionado a doenças cardiovasculares, hipertensão, doença renal e até câncer. Pessoas com obesidade severa que tem diabetes grave, descontrolada, por exemplo, não deveriam adiar a cirurgia mesmo com a pandemia, desde que respeitando-se as determinações vigentes do protocolo governamental", disse. "A perda de peso significativa que ocorre nos primeiros meses após a cirurgia, assim como a rápida melhora das doenças associadas à obesidade, poderiam inclusive diminuir riscos relacionados a uma possível infecção futura pelo vírus da covid-19".

Devido a isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) diz que cirurgia bariátrica devem continuar com os seus procedimentos e serem feitas, de preferência, em instituições que atendam aos casos de Covid-19 em salas cirúrgicas isoladas e ambiente controlado.

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), com base no DataSUS do Ministério da Saúde, 63% dos óbitos por Covid-19 estão associados a pessoas com doenças associadas à obesidade, como o diabetes, hipertensão e cardiopatias. Por isso, a continuidade do procedimento da bariátrica é fundamental neste  momento.



Daniel Riccioppogastrocirurgião. Formado em medicina em 1998 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, possui Doutorado pela USP em Cirurgia Digestiva na área de Cirurgia da Obesidade. É cirurgião da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde é responsável pelo ambulatório de reganho de peso e cirurgia revisional após cirurgia bariátrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados