A MV Marketing, spin-off do Hype50+ mostra quais são os
segmentos em alta no próximo ano e como as marcas podem apostar em projetos
personalizados para atingir seu público-alvo
Em
2020 o mundo passou por uma grande e importante mudança. O novo modo das
relações e de consumo aceleraram uma agenda com prioridades que já eram
previstas, mas ainda estavam em fase de implantação. Quando se faz essa
avaliação sob a ótica do mercado prateado, alguns segmentos se destacam pela
prioridade e necessidade deste público.
Com
o aumento da expectativa de vida, longevidade com qualidade tornou-se o
principal anseio dos maduros. Eles passaram a se interessar por produtos e
serviços para fortalecer a saúde física e mental visando manter independência e
autonomia.
Por
esse motivo, a busca por formulações que evitam excesso de açúcar, sódio e
conservantes, bem como itens que prejudicam a saúde no longo prazo, estão no
topo da lista dos prateados. Não é à toa que empresas de todos os setores do
mundo estão colocando a saúde pública entre as prioridades de seus
lançamentos.
“O
resultado é que a Indústria Alimentícia ocupa a primeira posição nas tendências
do próximo ano. E é um mercado em potencial, pois 76% das pessoas entre 55 e 74
anos afirmam que seis maiores gastos são com a alimentação”, afirma Bete Marin,
especialista em Marketing inclusivo e economia prateada e sócia da MV
Marketing.
Sendo
assim, a indústria começa a enxergar a geração prateada e suas necessidades em
alimentos e bebidas. Dentre os desafios está a criação de formulações
nutritivas, saborosas e saudáveis, fáceis de consumir para atender a grande
variedade de consumidores 55+. A complementação do portfólio é feita com o
desenvolvimento de mais produtos enriquecidos com ingredientes funcionais, bem
como proteína, cálcio, vitaminas A, C e D, os quais já vêm sendo explorados em
lançamentos mundiais.
Segundo
a Mintel, 55% dos poloneses e 49% dos italianos com mais de 55 anos consomem
alimentos e bebidas funcionais para manter um coração saudável. Porém, quando
se fala em produtos para atender o público maduro, a Ásia se destaca,
principalmente no Japão, país que lidera o mundo em novos lançamentos
alimentícios voltados para os prateados.
“Há
muitas oportunidades nas mais diferentes categorias alimentícias - desde
bebidas lácteas, cereais e snacks até às comidas prontas - focadas nos
nutrientes, na textura, na conveniência e na praticidade”, comenta Bete. “Para
mostrar toda essa inovação feita para o público sênior, as marcas precisam
investir em uma comunicação focada nele, começando pelas embalagens, com
informações completas e claras.”
Essa
tendência evidencia que, à medida que as necessidades dos consumidores mudam e
as operações no varejo evoluem, este segmento está sendo fundamentalmente
alterado, trazendo o conceito de varejo do futuro.
No
Brasil, a Agrobonfim, distribuidora de hortifruti há 50 anos no mercado
paulistano e cliente MV Marketing, percebeu a demanda e incluiu em seu
portfólio produtos orgânicos, orientais e da Amazônia. “Conseguimos mostrar os
anseios do mercado prateado e criar uma estratégia de negócios para a Agrobonfim
estar em contato constante e oferecer os alimentos mais consumidos e indicados
nas dietas”, acrescenta Bete Marin.
A
MV Marketing, agência de marketing digital inclusivo, especializada no mercado
prateado, spin-off do Hype50+, destaca beleza e bem-estar como os outros dois
segmentos que compõem o top 3 das tendências para o público maduro em 2021, e
tem projetos específicos para todos eles, apoiando a comunicação das marcas com
os 50+.
MV
Marketing
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