Estima-se que entre fevereiro e março, período marcado pelo início da pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de mais de 100% no número de ações judiciais contra planos de saúde no Brasil, tendo como comparação o mês anterior ao começo da epidemia. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a quantidade de reclamações registradas pelos consumidores contra planos de saúde apresentou uma elevação de 4% em setembro na comparação com o mês de agosto. Foram contabilizadas 14.597 queixas.
Do
montante total de reclamações, 59% estão relacionadas a dificuldades de
realização de exames e tratamentos; 26% estão ligadas a outras assistências
afetadas pela pandemia; e 15% se referem a denúncias pertinentes a assuntos não
assistenciais, como por exemplo, a firmação de contratos, desrespeito a
regulamentos, e entre outros.
O
contexto da pandemia expôs problemas, que a muitos anos, rondavam as práticas e
atividades de empresas voltados ao fornecimento de planos de saúde. Este
cenário também acabou evidenciando a grande necessidade de que tais
empreendimentos reinventassem os seus métodos de trabalho para oferecer uma
assistência mais atenta, cuidadosa e de maior qualidade, e ainda atendimentos
mais céleres, dinâmicos e menos burocráticos.
Com
o intuito de atingir este nível de eficiência, diversas empresas da área estão
investindo fortemente em recursos tecnológicos. A prova disso é expansão das
chamadas healthtechs – startups focados no desenvolvimento de soluções
inovadoras que facilitem a execução e andamento dos serviços e atendimentos de
saúde. Um dos exemplos mais significativos e recentes deste modelo empresarial
em Minas Gerais é a nossa nova operadora de planos de saúde, que foi lançada em
novembro em Belo Horizonte.
Para
oferecer um atendimento mais rápido e que realmente ajude as pessoas,
fornecemos tanto o atendimento online quanto o presencial na sede que
construímos em Nova Lima. Ainda é possível contratar os planos por meio do
site, aplicativo e redes sociais. A intenção é diminuir a burocracia e
facilitar a vida dos clientes, sem comprometer o padrão de qualidade dos
serviços. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais com mais de 20
anos de experiência de mercado.
A
gestão organizada, a rapidez na definição de diagnósticos e o acompanhamento
mais próximo de pacientes de forma online, compõem as caraterísticas básicas de
nossa healthtech, que tem como meta, beneficiar mais de 80 mil novas vidas no setor
da área da saúde até o fim de 2021. Por meio do aplicativo ou redes sociais da
empresa, os nossos médicos conseguem conversar com os pacientes, esclarecer
dúvidas sobre sintomas de doenças e também podem orientar quanto ao momento
certo de procurar pelo atendimento presencial. Essa interação evita a ida
desnecessária a hospitais e clínicas médicas durante a pandemia, e permite que
as pessoas descubram logo de início, se estão com algum problema de saúde.
A
nossa empresa também disponibiliza o acesso fácil a exames menos invasivos e
com agilidade na entrega de resultados. Isso só se tornou possível graças ao
investimento intenso em tecnologia. O atendimento virtual torna o processo de
contratação dos planos mais prático e rápido e ainda possibilita uma
assistência médica mais humana e efetiva. Este tipo de postura ganhou muito
valor com a chegada da pandemia.
Rodrigo Felipe - presidente do Grupo First e idealizador da operadora de planos de saúde You Saúde
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