Escola,
trabalho e lazer estão no mesmo endereço desde a adoção do distanciamento
social para a contenção da covid-19. Compartilhar o mesmo espaço para
diferentes atividades tem sido desafiador para muitas famílias, mas aos poucos
se revela também uma oportunidade importante para aprender. As aulas on-line
das crianças têm requisitado uma maior participação dos familiares e
proporcionado momentos de aprendizagem ampliada. Ou seja, o estudo alcança
todos que ali convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de experiência
entre os membros da família.
O
acompanhamento das atividades escolares está ampliando o alcance dos conteúdos
porque muitos pais estão “reaprendendo” as disciplinas junto aos seus filhos e
descobrindo novas abordagens e conceitos oferecidos pela escola. A partir das
atividades interdisciplinares apoiadas na metodologia STEAM um trabalho de
pesquisa sobre vulcões italianos, por exemplo, pode trazer conhecimentos de
Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, além do contato com as
palavras do idioma daquele país. A metodologia STEAM - acrônimo em inglês para as
disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática - propõe a
integração desses saberes baseada em projetos. Tem o objetivo de formar pessoas
com conhecimentos diversos, desenvolver valores juntamente com os temas
abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
Ao lado
da metodologia, as aulas de robótica e programação estimulam o pensamento
científico e inventivo. Formam um conjunto de abordagens mais moderno e um modo
de educação muito diferente daquele que pais, tios e avós tiveram em outro
momento. Torna algo interessante e acaba por ampliar e estender seu alcance por
instigar a curiosidade e o interesse em aprofundar-se nos tópicos propostos
pelo professor. Daí perceber que este momento de isolamento social pode ser uma
oportunidade de recuperação e contato com assuntos diversos, independentemente
da idade. Um exemplo de iniciativa é implementado pela LEGO Education, solução
de aprendizado representada no Brasil pela unidade de tecnologias educacionais
da Positivo Tecnologia. Por meio da LEGO Education Academy, uma das precursoras
do movimento STEAM no mundo, está utilizando o período de quarentena para
capacitar professores de diversas partes do mundo em robótica educacional.
Em workshops on-line, estimula o desenvolvimento das habilidades de
linguagem de programação, pensamento computacional e análise crítica.
Iniciativas em países como o Brasil, China, Argentina, Espanha e Polônia são
destaques no âmbito do STEAM e fazem com que as atividades em casa sejam mais ricas
e divertidas.
A troca
de experiências e vivências entre professores, alunos e pais nesta fase de
isolamento social fortalece o contexto educacional doméstico. Relatos e
comentários dos estudantes em diferentes anos e níveis do ensino somados às
vivências de docentes e demais membros da família contribuem para aprofundar os
saberes e aproximar pessoas. Um movimento natural e muito interessante de
reconexão e compartilhamento gerado na quarentena é o da videochamada.
Ligar para o avô a fim de perguntar sobre algum aspecto de um fato
histórico, questionar o tio do interior sobre os animais da fazenda ou cultivo
de vegetais e dividir com amigos uma descoberta são ações que alimentam o
efeito cascata do conhecimento e estimula a aprendizado pela vivência. As aulas
em casa geram oportunidades para tornar o período de distanciamento social mais
construtivo, principalmente com a adoção de tecnologias educacionais. Soluções
como blocos educativos de montar, placas de robótica ou plataformas adaptativas
de ensino contribuírem para a consolidação da Educação 4.0 mesmo a distância e
estimulam o processo de aprendizagem para as demandas do futuro.
Alex
Paiva - gerente de Novos Produtos da unidade de tecnologias educacionais da
Positivo Tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário