Em
sua 5ª edição, a Campanha Siga seu Coração do Instituto Lado a Lado pela Vida aposta na emoção e
linguagem digital para comunicar dados sérios e impactantes
Um
coração não deveria sofrer nem por amor, muito menos por doenças cardíacas: este é o mote da edição 2019 da campanha Siga seu Coração,
criada pela agência 4 Barra 12 para o Instituto Lado a Lado pela Vida, (LAL). O
objetivo da campanha, que será intensificada em setembro, mês destinado aos
alertas para a saúde do coração, é promover de forma leve e divertida a
conscientização e o envolvimento das pessoas na mudança de comportamento
necessária para prevenir doenças cardíacas, que representam 43% dos óbitos no
planeta, sendo a primeira causa de morte no Brasil e no mundo.
Em sua 5ª edição, a campanha Siga seu
Coração deste ano prevê uma série de peças de
comunicação, como posters, anúncios, mobiliários urbanos, mídia digital de
edifícios, web, YouTube, Rádio Merchandinsing e Rádio Spot mostrando o cenário
das doenças cardiovasculares, com dados relevantes que coloquem o assunto em
pauta. “Nossa proposta é comunicar mensagens sérias, com leveza e até uma dose
de bom humor, sem perder o poder da informação e da influência positiva”,
explica Ricardo Furriel, diretor de criação da 4 Barra 12.
Para isso, a agência criou os heartmojis,
ideogramas personalizados em formato de coração, que estarão presentes em todas
as peças. “Eles foram idealizados para representar de forma lúdica como as
pessoas tomam atitudes que impactam diretamente o coração, sejam elas boas ou
ruins”, revela Furriel. Há o heartmoji sedentário, o fumante e o que abusa do
álcool; em contrapartida, há aquele que se exercita com frequência e se
alimenta saudavelmente.
Para Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado
a Lado pela Vida, a campanha não tem o objetivo de dar bronca ou julgar
comportamentos, mas sim mostrar que o coração precisa de cuidados constantes.
“Os heartmojis traduzem com bom humor e simpatia o que precisa ser falado com
seriedade e, também, ajudam a fixar importantes informações sobre os
cuidados com o coração usando uma linguagem atual e muito aderente às mídias
digitais. Os heartmojis são também muito atrativos para as crianças, que desde
cedo passarão a absorver as mensagens sobre a importância de cuidar do
coração”, completa Marlene.
Uma pesquisa realizada em julho deste ano pelo LAL
e a Revista Saúde apontou lacunas de conhecimento e comportamento alarmantes
dos homens, relacionados à saúde do coração. Dos 2.405 entrevistados, mais da
metade não se sente plenamente bem do ponto de vista cardiovascular e assumem
sofrer de hipertensão, colesterol alto e excesso de peso. “Assusta
principalmente o fato de que os homens não costumam fazer exames cardiológicos
e somente 32% dos usários da rede pública com 40 anos ou mais realizam esses
exames pelo menos uma vez ao ano”, afirma Marlene Oliveira, presidente e
fundadora do LAL.
A pesquisa identificou também uma nítida
dificuldade dos entrevistados em fazer a transposição do conhecimento sobre os
hábitos saudáveis para a rotina. Isso é significativo em relação à atividade
física (apenas 35% se exercitam pelo menos três vezes por semana), alimentação
balanceada (quase 80% relatam se exceder em açúcar, gordura, sal ou
industrializados), gerenciamento do estresse e controle do peso. “A campanha
Siga seu Coração visa justamente criar um ambiente propício a um estilo de vida
equilibrado, que direcione as pessoas para as escolhas mais saudáveis.
Acreditamos que só desta forma conseguiremos reverter achados como estes que
encontramos em nosso último estudo”, finaliza a presidente do LAL.
Ficha
Técnica
Cliente: Instituto
Lado a Lado pela Vida
Produto: Siga seu
Coração
Agência: 4/12
Comunicação
Criação: Ricardo Furriel/Renato
Domingos/Norbert Nosadse
Coordenação Geral:
Cleide Tomaz
Atendimento:
Gabriela Ferrari
Cliente: Marlene
Oliveira / Fernanda de Carvalho
Instituto Lado a Lado pela Vida
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