Pesquisar no Blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Campanha sobre saúde cardiovascular cria heartmojis para estimular a mudança de comportamento



Em sua 5ª edição, a Campanha Siga seu Coração do Instituto Lado a Lado pela Vida aposta na emoção e linguagem digital para comunicar dados sérios e impactantes


Um coração não deveria sofrer nem por amor, muito menos por doenças cardíacas: este é o mote da edição 2019 da campanha Siga seu Coração, criada pela agência 4 Barra 12 para o Instituto Lado a Lado pela Vida, (LAL). O objetivo da campanha, que será intensificada em setembro, mês destinado aos alertas para a saúde do coração, é promover de forma leve e divertida a conscientização e o envolvimento das pessoas na mudança de comportamento necessária para prevenir doenças cardíacas, que representam 43% dos óbitos no planeta, sendo a primeira causa de morte no Brasil e no mundo.

Em sua 5ª edição, a campanha Siga seu Coração deste ano prevê  uma série de peças de comunicação, como posters, anúncios, mobiliários urbanos, mídia digital de edifícios, web, YouTube, Rádio Merchandinsing e Rádio Spot mostrando o cenário das doenças cardiovasculares, com dados relevantes que coloquem o assunto em pauta. “Nossa proposta é comunicar mensagens sérias, com leveza e até uma dose de bom humor, sem perder o poder da informação e da influência positiva”, explica Ricardo Furriel, diretor de criação da 4 Barra 12.

Para isso, a agência criou os heartmojis, ideogramas personalizados em formato de coração, que estarão presentes em todas as peças. “Eles foram idealizados para representar de forma lúdica como as pessoas tomam atitudes que impactam diretamente o coração, sejam elas boas ou ruins”, revela Furriel. Há o heartmoji sedentário, o fumante e o que abusa do álcool; em contrapartida, há aquele que se exercita com frequência e se alimenta saudavelmente.

Para Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha não tem o objetivo de dar bronca ou julgar comportamentos, mas sim mostrar que o coração precisa de cuidados constantes. “Os heartmojis traduzem com bom humor e simpatia o que precisa ser falado com seriedade e, também,  ajudam a fixar importantes informações sobre os cuidados com o coração usando uma linguagem atual e muito aderente às mídias digitais. Os heartmojis são também muito atrativos para as crianças, que desde cedo passarão a absorver as mensagens sobre a importância de cuidar do coração”, completa Marlene.

Uma pesquisa realizada em julho deste ano pelo LAL e a Revista Saúde apontou lacunas de conhecimento e comportamento alarmantes dos homens, relacionados à saúde do coração. Dos 2.405 entrevistados, mais da metade não se sente plenamente bem do ponto de vista cardiovascular e assumem sofrer de hipertensão, colesterol alto e excesso de peso. “Assusta principalmente o fato de que os homens não costumam fazer exames cardiológicos e somente 32% dos usários da rede pública com 40 anos ou mais realizam esses exames pelo menos uma vez ao ano”, afirma Marlene Oliveira, presidente e fundadora do LAL.

A pesquisa identificou também uma nítida dificuldade dos entrevistados em fazer a transposição do conhecimento sobre os hábitos saudáveis para a rotina. Isso é significativo em relação à atividade física (apenas 35% se exercitam pelo menos três vezes por semana), alimentação balanceada (quase 80% relatam se exceder em açúcar, gordura, sal ou industrializados), gerenciamento do estresse e controle do peso. “A campanha Siga seu Coração visa justamente criar um ambiente propício a um estilo de vida equilibrado, que direcione as pessoas para as escolhas mais saudáveis. Acreditamos que só desta forma conseguiremos reverter achados como estes que encontramos em nosso último estudo”, finaliza a presidente do LAL.




Ficha Técnica
Cliente: Instituto Lado a Lado pela Vida
Produto: Siga seu Coração
Agência: 4/12 Comunicação
Criação: Ricardo Furriel/Renato Domingos/Norbert Nosadse
Coordenação Geral: Cleide Tomaz
Atendimento: Gabriela Ferrari
Cliente: Marlene Oliveira / Fernanda de Carvalho



Instituto Lado a Lado pela Vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados