Além
da preocupação com bem-estar, brasileiros refletem sobre questões ambientais
Segundo
o levantamento da Kantar “Who Cares, Who Does”, o consumidor tem se
preocupado com seu bem-estar. Ao fazer compras, 68,8% das pessoas declaram
preferir alimentos naturais e 45,5% preferem adquirir produtos orgânicos.
Contudo, os consumidores que optam por não comprar esses produtos citam o
elevado preço como principal motivo. Essa busca por saudabilidade reflete
também quando analisada quais informações são mais procuradas nos rótulos, uma
vez que teor de açúcar, gordura e sódio se destacam.
Quando
o assunto é meio ambiente, há uma lacuna entre o comportamento de compra dos
consumidores e seus desejos por mudanças, o que o estudo identifica como green
gap. Apesar de 41,6% das pessoas declararem buscar e ler informações sobre
os perigos para a fauna marinha e 37,2% sobre a
poluição na água, poucas pessoas praticam ações para amenizar a situação já que
apenas 5% delas se preocupam com resíduos plásticos e 59% nunca ou raramente
levam sacolas ecológicas para carregar suas compras. Porém, ao tentar encontrar
os principais responsáveis pela redução do material plástico, 80% das pessoas
declaram que o governo, varejo e indústria deveriam ser os principais agentes
dessa mudança, sendo que o número é exatamente igual no cenário global.
“Apesar
das pessoas estarem mais preocupadas com seu bem-estar individual, vemos que a
preocupação com o ambiente ao redor ainda não é tão alta. Nesse novo cenário,
tudo isso se torna uma grande oportunidade para as empresas defenderem novas
causas e investirem em ideias sustentáveis”, analisa Giovanna Fischer, Diretora
de Marketing e Insights da Kantar.
Kantar
Nenhum comentário:
Postar um comentário