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terça-feira, 10 de setembro de 2019

Estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho


Número de vagas cresceu 6,1% em 2019; competências emocionais estão em alta e representam, hoje, 80% do sucesso profissional


Competência emocional hoje é diferencial de carreira. Pessoas são contratadas todos os dias por suas habilidades técnicas e desligadas por inabilidades emocionais – aquelas ligadas às emoções diárias. Encontrar motivação em situações desafiadoras, não surtar com o colega de trabalho porque ele pensa e age diferente de você, saber lidar com pressão e ter equilíbrio para buscar soluções criativas para problemas cotidianos, aumentam o potencial e a performance de trabalho do profissional.

Ao iniciar um curso superior ou técnico, muitos estudantes iniciam a busca por vagas de estágio, uma etapa fundamental para o desenvolvimento da carreira. Mas, além de se preparar tecnicamente para fortalecer o currículo, os jovens precisam mais do que nunca ser capazes de gerenciar suas emoções, o que também faz diferença para se destacar em qualquer processo de estágio.

Com o índice de desemprego no Brasil em 11,8%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estágio vem sendo uma importante porta de entrada para o mercado. O número de vagas cresceu 6,1% nos sete primeiros meses de 2019, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“Logo no início da carreira, o estágio é um caminho interessante por proporcionar ao estudante o conhecimento e as experiências práticas que vão aperfeiçoar competências e habilidades como futuro profissional. E ficar de olho no aperfeiçoamento das habilidades comportamentais pode ser a diferença entre ser escolhido ou preterido”, afirma Liamar Fernandes, master coach da SBCoaching.

Enquanto o estudante busca por oportunidades que lhe ofereçam os melhores benefícios e planos de carreira, as empresas estão de olho em habilidades como liderança, proatividade, trabalho em equipe, versatilidade e comprometimento. Atualmente, a inteligência emocional é responsável por 80% do sucesso profissional, enquanto os outros 20% são atribuídos ao conhecimento técnico, segundo o CIEE.

“O jovem precisa saber que o conhecimento técnico, por melhor que seja, pode ser descartado, se ele não desenvolver competências emocionais que façam a diferença no ambiente profissional. A empresa pode oferecer cursos e treinamentos, mas ela não molda aspectos comportamentais na pessoa”, reforça Liamar.

Para estudantes que buscam uma vaga de estágio e se preparam para o mercado de trabalho, a master coach listou dicas sobre como preparar um currículo, valorizar as principais competências e se comportar em uma entrevista de emprego:
  • Elabore um currículo claro e objetivo, sem fotos ou decoração;
  • Deixe claro a área de interesse ou a nova colocação;
  • Pontue sinteticamente o que já fez profissionalmente e os resultados obtidos;
  • Valorize as suas principais habilidades emocionais: isso é diferencial;
  • Apresente experiências positivas nas empresas onde trabalhou, o período, quais eram suas responsabilidades em cada uma, de forma objetiva;
  • Liste suas formações, idiomas e cursos extras, caso tenha feito;
  • Insira trabalhos voluntários, acadêmicos ou em ONGs, pois são bem avaliados e dão destaque.
Vai encarar o recrutador? A entrevista é muito importante! Ela é o ponto de encontro entre a organização e o futuro profissional e, por ela, é que ocorre a análise das competências e habilidades, então:
  • Apresente-se com confiança, isso faz toda a diferença;
  • Explore a linguagem corporal a seu favor, mas sem exageros;
  • Preste atenção ao perfil do recrutador e se adapte;
  • Mantenha uma boa postura diante do entrevistador, isso passa segurança;
  • Estude o perfil da empresa e prepare-se para todo tipo de pergunta;
  • Não fale gírias e cuide do seu vocabulário: saber se expressar corretamente, sem erros de português, é fundamental;
  • Seja pontual: pontualidade fala muito sobre você;
  • Não use o celular: o foco é a entrevista;
  • Jamais minta sobre conhecimentos que você não tem.




SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

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