Você sabia que as inovações tecnológicas podem
refletir oportunidades positivas para a sua loja, fidelizar clientes e serem
ótimas ações para encantar consumidores? Isso é possível graças às tecnologias
como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência
artificial. O uso desses recursos pode transformar o seu negócio em um espaço
de experiência exclusiva para o consumidor.
Cada vez mais os clientes estão se integrando ao
ambiente digital, buscando por eficiência, atendimento facilitado, qualidade
nos serviços e comodidade. Tendo em vista essa realidade, podemos concluir que
estamos lidando com um consumidor multicanal, que exige adaptações das marcas
quanto aos seus hábitos e costumes. Desta maneira, a tecnologia pode
proporcionar uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para atender
esse cliente de forma mais independente.
Para ficar mais claro na prática, separei 5
vantagens para transformar o seu negócio através das inovações tecnológicas:
- Integração da loja física com online: o e-commerce é uma alternativa positiva, pois nessa modalidade o cliente pode comprar no site e retirar na loja, economizando no Duas tecnologias são eficazes para essa integração: omnichannel une os canais de vendas on-line e a loja física, enquanto os sistemas RFID podem ser incorporados no controle logístico.
- Análise de dados: o Big Data proporciona um gerenciamento de qualidade dos dados coletados. Isso acontece por meio do histórico atualizado de compras do consumidor que se obtém as características sobre o cliente.
- Eficácia na gestão: aperfeiçoar os processos internos da loja cria um serviço de atendimento único e personalizado, resultando em maior conversão de vendas e fidelização do cliente.
- Inteligência para a empresa: a inteligência artificial desempenha um papel de melhoria eficiente, pois a empresa poderá conhecer de fato o seu cliente e proporcionar uma melhoria na experiência do consumidor.
- Crescimento das vendas: através das ferramentas de gestão que medem o nível de desempenho, os KPI’s, é possível compreender toda a jornada de compra do consumidor, entendendo o que de fato é relevante para o cliente final, fidelizando a marca e convertendo em vendas.
No que há de mais atual para o varejo nacional,
estão tecnologias como um espelho interativo – já em funcionamento no Brasil,
além da recém lançada vitrine interativa que, no final de maio, estará presente
em primeira mão na Feira Brasileira de Varejo no Rio Grande do Sul. Já imaginou
fazer compras mesmo com a loja fechada, escolhendo peças, cores, tamanhos,
efetuando o pagamento ali mesmo e recebendo em casa? Esta experiência também já
está a poucos passos de ser implantada no Brasil.
Uma vitrine como esta pode fornecer o aumento da
visibilidade e atratividade da marca já que vem com elementos visuais, criando
interações com ambiente externo da loja, atuando também como suporte
informativo e comercial da marca.
Com a implantação de ferramentas como essa, os
empresários podem ter vantagens em longo prazo como a fidelização do cliente
com a marca, plataforma digital sempre integrada às lojas físicas e o
engajamento com inovações tecnológicas, sendo assim um canal de viralização e
case de sucesso para seus consumidores.
Fábio Avellar - executive Partner da ICX Labs,
startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware
inovadores. A empresa trouxe o primeiro espelho interativo do Brasil, o Fitting
You já em funcionamento na Hering do Shopping Morumbi, em São Paulo, e agora
está lançando o Fitting You Vitrine.
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