Você já percebeu como muitas
vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está
no cartão de visitas. Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera
saber um pouco mais, como as atividades que envolvem sua função, temas
importantes e até curiosidades. Quando estamos em ambientes com futuros
clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga
quando escutamos: “E você, o que faz”?
Parece que essa frase
desencadeia um processo dentro da gente em que acontecem duas coisas: primeiro,
queremos nos “vender bem” e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde
e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um
reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que
é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor que fez a
fatídica pergunta. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos
muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão
pouco tempo.
Se confundimos as pessoas,
perdemos o interesse delas. Devemos simplificar nossa mensagem. É a alternativa
mais eficaz quando queremos nos apresentar e causar impacto. Os americanos têm
até um famoso termo chamado “elevator pitch”, que diz que você deve estar
preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou
investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador.
E o que você pode fazer para
simplificar a sua mensagem?
1- Defina como
quer se posicionar
O que quer destacar sobre você
e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense
em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam
resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.
2- Ache um ponto
em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação
Descubra que interesses tem o
seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que
quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo
de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade
que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas
habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início
interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.
3- Use palavras
que todo mundo entende
Sabe aquele jovem da sua
empresa que nasceu depois de 1990 e sabe tudo de programação? Se você entende o
que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu
conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo
sem ser da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em
inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática no seu meio.
Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou
break-even.
4- Pratique
Quanto mais você praticar,
mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda
precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A
sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para
familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu
círculo pessoal.
5- Revise a
mensagem de tempos em tempos
Os grandes comunicadores e
influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem
passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência
mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha
sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos
demais.
Vivian
Wolff - Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI);
formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational
Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de
Catalunya, Barcelona.
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