Em todo o mundo, turismo é sinônimo de geração de negócios,
empregos e renda. E em tempos de crise ou fraco desempenho econômico, o setor
merece ainda mais atenção por parte dos empreendedores e gestores públicos,
dado o volume financeiro que movimenta. No Estado de São Paulo, o turismo já
representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, sendo a principal fonte
de sustento de mais de três milhões de famílias. Em 2018, o PIB de São Paulo
correspondeu a R$ 2,2 trilhões.
Maior que muitos países, como Portugal e Japão, o Estado de
São Paulo reúne uma rica diversidade de paisagens, culturas e atrações
históricas que impulsionam cada vez mais o turismo de lazer – razão pela a qual
cerca de 50 milhões de visitantes passam por aqui todos os anos. As viagens
corporativas também merecem destaque. Apenas a capital paulista, maior centro
financeiro da América Latina, é líder em turismo de negócios no Brasil e o 18°
destino mais popular no mundo para viagens do tipo, movimentando cerca de R$
16,3 bilhões anuais.
Se motivos é o que não faltam para visitar o Estado, tampouco
faltam motivos aos empreendedores e gestores municipais atentos e dispostos a
aproveitar as oportunidades ligadas ao turismo. Para explorar o mercado, no
entanto, inovação e criatividade são cada vez mais necessárias. Com os avanços
da tecnologia, a atividade turística exige novos modelos de planejamento e
gestão de negócios e destinos. Basta pensar, por exemplo, no impacto causado
pelos aplicativos de busca e reservas de hospedagem, passagens áreas,
restaurantes e de avaliação de serviços públicos e privados. Mas, como
conseguir investir em melhorias e não ficar para trás?
O primeiro passo pode ser contar com o apoio do Governo de São
Paulo. Para estimular os investimentos entre os micros, pequenos e médios
empresários do setor, o governo atua por meio da Desenvolve SP, que oferece
crédito de longo prazo para a implantação, ampliação e modernização de
estabelecimentos como hotéis, pousadas, parques temáticos e restaurantes.
Atualmente, a instituição é a única agência de fomento a repassar recursos no
Estado da linha Fungetur, do Ministério do Turismo (Mtur), e está percorrendo o
interior paulista com workshops itinerantes para apresentar as vantagens
oferecidas aos empreendedores.
Vale ressaltar que a Secretaria de Turismo do Estado de São
Paulo - SETUR e a Desenvolve SP, juntas, têm disponível para atender ao turismo
mais de R$ 500 milhões: R$ 60 milhões da Desenvolve SP e R$ 448 milhões do
Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos,
da SETUR. E teremos mais, mediante parcerias com outros agentes financeiros.
Além disso, a criação dos Municípios de Interesse Turístico
(MITs) também é uma iniciativa do Governo de São Paulo que prevê o repasse
anual de recursos do Executivo, cerca de R$ 640 mil/ano por cidade, a fim de
potencializar o mercado e contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura
local. Hoje, São Paulo já conta com 210 municípios turísticos.
Sem dúvidas, são inúmeras as oportunidades que o turismo
apresenta para iniciativa pública e privada. Os que estão atentos a esse
movimento têm a chance de impulsionar a geração de novos negócios, como também
de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas através da geração de
empregos e renda. Juntos, governos, empresas e sociedade têm o poder de transformar
a economia das cidades, evidenciado suas potencialidades e do Estado de São
Paulo como um todo.
Nelson de Souza - presidente da
Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, e Vinícius Lummertz,
secretário estadual de Turismo de São Paulo.
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