Novos recursos de assistência ao motorista irão
equipar os veículos nacionais em atendimento à demanda do mercado e à força da
legislação. Estudos técnicos já são realizados com foco na regulamentação de
várias soluções tecnológicas desde 8 de dezembro de 2017, quando o Conselho
Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução nº 717, que determina
cronograma para apresentação de propostas.
Exemplo de sistema avançado que já foi legislado é
o dispositivo de indicação de frenagem de emergência, um recurso que aciona o
pisca alerta juntamente com a luz do freio quando o motorista freia
bruscamente. Se a desaceleração do veículo ultrapassar o limite estabelecido, o
pisca alerta traseiro é acionado para avisar o motorista de trás sobre a
frenagem, com o objetivo de evitar uma colisão.
Outra tecnologia que contribui para a direção
segura é o sistema de frenagem automática de emergência, que auxilia o
motorista a frear diante de uma colisão iminente, como a situação em que o
carro está em alta velocidade e se depara com um engarrafamento. Um radar
localizado na frente do veículo detecta um objeto parado e freia
automaticamente o veículo, com a finalidade de evitar acidentes.
Há diversos sistemas avançados de assistência ao
motorista que serão aplicados no mercado brasileiro, então neste momento cabe à
engenharia analisar as tecnologias utilizadas em outros países e avaliar os
desafios de implementação dos dispositivos para desenvolver soluções que
funcionem com segurança nas estradas brasileiras, afinal o País dispõe de
estradas em diversas condições.
Essas novas tecnologias precisam equipar os carros
brasileiros com segurança e valor que sejam percebidas pelo cliente. Para isso,
alguns desafios de aplicação devem ser superados, como no caso do aviso de
mudança de faixa, que alerta o condutor quando passa por cima da faixa. Como
adaptar uma solução que seja eficiente numa estradinha do interior que não tem
faixa?
Certamente, investimentos em infraestrutura
facilitariam a adoção das tecnologias, entretanto a engenharia precisará
adaptar alguns sistemas caso queira trazer as soluções em curto prazo, como
estudar o uso dos dispositivos conforme o tipo de pavimento. Um sistema que
utiliza câmera para identificar a faixa na rodovia precisa ser desabilitado em
estrada de terra, por exemplo.
Os desafios de aplicação das novas tecnologias de
assistência ao motorista no Brasil serão discutidos no 7º Colloquium SAE BRASIL
de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que reunirá
especialistas de montadoras, sistemistas e fornecedores. O encontro será
realizado dia 27 de junho, no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, Rio de
Janeiro. Participe!
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