Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2019

Desalinhamento dental traz consequências para a saúde


Ortodontista da Smilink diz que o alinhamento dos dentes é tão fundamental quanto os cuidados com o corpo e a mente


Ter uma vida saudável é um dos objetivos de muitas pessoas atualmente. Novos hábitos de alimentação, de exercícios e de práticas estéticas visam a qualidade de vida. Mas o que muita gente esquece é que, tão importante quanto cuidar da saúde física e mental, é cuidar da saúde da boca. De acordo com o Ministério da Saúde, 56% das crianças de até 12 anos sofrem com cáries. Além disso, pelo menos 37% dos adultos sofrem de gengivite em todo o mundo, no entanto, 2 a cada 3 não fazem nada a respeito disso.

O ortodontista da Smilink, HealthTech do setor ortodôntico que tem a ambição de revolucionar o mercado, André Garcia, diz que "As pessoas costumam associar saúde bucal unicamente com o aspecto estético. Esse pensamento contribui para a subestimação de doenças e complicações ortodônticas". Uma das situações mais comuns é o desalinhamento dental. Aparentemente, os dentes "tortos" são inofensivos e há a crença de que sua correção é apenas pela aparência. O que poucos sabem é que, dependendo da complexidade, a má oclusão pode causar malefícios ao organismo. 



1. Mastigação incompleta:

 
A principal função da arcada dentária é a mastigação. Ao não estarem na posição correta, os dentes não esmagam devidamente os alimentos. Como a mastigação é o primeiro passo do processo digestivo, quando tal etapa não começa corretamente, pode-se desenvolver males estomacais como refluxo e gastrite. Além disso, ao fazer com que os músculos da boca se esforcem erroneamente, dores e desconfortos podem surgir. 



2. Dores de cabeça:


"Problemas odontológicos podem causar dores de cabeça, pois toda a face é interligada por nervos e músculos. Quem sofre com a cefaléia geralmente vai ao hospital, mas também é aconselhável considerar visitar uma clínica ortodôntica", comenta André. As dores começam quando um dente desalinhado afeta a articulação temporomandilbular (ATM). A articulação envolve todo o crânio e os ouvidos, e responsável pela movimentação da mandíbula. Sendo assim, quando um dente está fora do lugar, ele pressiona tal estrutura e causa o desconforto.



3. Higiene imperfeita:


Quando a arcada dentária é desalinhada, pode ser complicado fazer uma higienização adequada. Por conta das posições irregulares, os dentes podem acumular resíduos e desenvolver desde placa bacteriana até cárie. Além disso, uma higiene deficitária pode causar halitose (mau hálito), gengivite e periodontite.


4. Problemas na fala:

Todo a estrutura bucal tem forte impacto na dicção das pessoas. Por isso, quando os dentes estão desalinhados, a comunicação oral acaba prejudicada. Nesse caso, segundo André, o paciente pode optar por um tratamento conjunto entre ortodontia e fonoaudiologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados