- É possível buscar folias com espaço exclusivo a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, blocos e escolas de sambas com áreas inteiras preparadas para esses foliões. Além disso, é preciso um espaço reservado para descansar – o que não significa espaço VIP;
- Lembre-se: cadeira de rodas não é porta pacotes e nem apoio para bolsas, sacolas e etc;
- Lixo, latas e garrafas pelo chão podem atrapalhar a movimentação das pessoas que usam cadeiras de rodas ou possuem mobilidade reduzida, além de ser um risco para qualquer folião;
- Nem sempre pessoas com deficiência precisam de ajuda. Por isso, sempre pergunte antes de sair empurrando uma cadeira de rodas.
- Pessoa com deficiência é o termo correto para se referir aos foliões com qualquer tipo de deficiência;
- Procure um evento inclusivo, que dispõe de banheiro químico acessível, instrutores de apoio e fila preferencial nos bares e lanchonetes. Serviços de áudio descrição de desfiles, sambas enredos em libras, transporte gratuito para pessoas com deficiência são bem-vindos;
- As vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência atendem a uma questão de espaço muito importante para o usuário. Estacionar nessas vagas sem autorização é infração de trânsito e dificulta a mobilidade e a segurança da pessoa com deficiência no embarque e desembarque do veículo.
Porém, viajar para "fugir" da agitação
também é uma alternativa no carnaval. Para que as pessoas com deficiência
possam desfrutar de uma experiência positiva é preciso encontrar opções de
passeios e hospedagens preparados, observando as seguintes dicas:
- Atendimento inclusivo não substitui a acessibilidade, mas é o que fará a diferença, caso o local ainda não esteja estruturalmente acessível;
- Toalhas e controles remotos devem sempre estar ao alcance de pessoas com nanismo ou usuárias de cadeira de rodas;
- Sanitários acessíveis não devem ser utilizados como dispensa ou depósito;
- Pessoas com deficiência intelectual devem ser tratadas como crianças apenas se forem crianças;
- Atender o consumidor com deficiência com excelência gera inclusão e oportunidades de crescimento dos negócios e no setor;
- É muito importante que o atendimento à pessoa com deficiência desperte a mesma satisfação que nos demais clientes. Profissional, sem parecer exagerado e nem virar "paparicação" ou "infantilização";
- Atitudes desatentas prejudicam a relação comercial, a capacitação dos colaboradores para realizar um atendimento de qualidade ajuda o local ser referência entre pessoas com ou sem deficiência.
"Para atender de forma adequada as pessoas com
deficiência é necessário investir em cultura e não apenas em obras de
adequação. As pessoas com deficiência têm o direito de aproveitar o carnaval
como qualquer outro folião ou turista. Somente assim, o carnaval poderá ser de
fato considerado 'a festa do povo", destaca Carolina Ignarra, da Talento
Incluir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário