Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Quando o esporte vira dor- Ajustes errados na bicicleta podem provocar sérias lesões.


Cuidado! Sentir dores persistentes ao pedalar é um alerta de que algo está errado.
 
Por mais que se esteja acostumado a andar de bicicleta, mesmo sendo profissional do ciclismo, ajustes errados podem ocasionar sérios danos, alerta o Dr. Edson Santiago, fisioterapeuta especializado em dor pela Santa Casa de São Paulo. “O ajuste impróprio da bicicleta é preditivo de muitas lesões para o ciclista, portanto é extremamente necessário que a regule perfeitamente, para que o ciclista e a bicicleta fiquem compatíveis com a geometria, minimizando assim, o risco de se contundir, e ainda melhorar o desempenho”.

Quando o desconforto aparece logo no início do pedal, é um sinal de que é preciso procurar ajuda de um fisioterapeuta, e também de um profissional que faça uma análise completa, o bike fit, onde se consegue identificar todas as necessidades, prevenindo lesões e aumentando a longevidade do atleta no esporte. “Uma avaliação colaborativa com uma bicicleta certificada é bastante útil para fazer recomendações específicas sobre modificações no ajuste ou nos componentes”, explica.

Uma rotina de musculação unida a um tratamento fisioterapêutico com exercícios direcionados às lesões mais recorrentes no esporte, como dores na parte da frente do joelho, na lombar, quadril, pescoço, assoalho pélvico, tornozelos e mãos, é bastante importante para evitar danos maiores e até o abandono do esporte.










Dr. Edson Santiago - fisioterapeuta especialista em musculoesquelética e Pesquisador em Dor pela Santa Casa de São Paulo. Atua também no Instituto Trata e no Centro de Integração Postural - CIP, onde amplia sua especialidade de forma diferenciada e centrada no bem-estar dos pacientes. Ajuda pessoas com dores crônicas, no joelho e quadril, a desenvolverem suas atividades da melhor forma possível, tendo assim, qualidade de vida saudável e livre das suas limitações. Formado pela FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, cursado e especialista em neurociência, é um estudioso incansável sobre a dor crônica. É habilitado no modelo biopsicossocial, que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos, fatores psicológicos e sociais e já atuou no Hospital do SEPACO na área de ortopedia.
CREFITO: 3/199866-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados