O comércio eletrônico continua em ascensão no país e a perspectiva para esse ano é positiva. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve crescer 16% em comparação a 2018, atingindo um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões.
Para ajudar consumidores e lojistas, listamos alguns mitos e verdades preparados por especialistas no setor. Confira!
Mitos
Boleto é a forma de pagamento mais segura para compras on-line
Pouca gente sabe, mas há vários tipos de golpes na internet envolvendo o pagamento com boleto bancário. "Quando um cliente paga uma compra no boleto bancário, o banco não se responsabiliza em devolver o dinheiro no caso de aquela transação ser de origem fraudulenta. Na verdade, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais segura para compras on-line - o portador do cartão está protegido por contrato, tanto em casos de fraude como de desacordos comerciais", afirma Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, empresa brasileira especializada em análise de fraudes.
Foi a loja on-line que clonou o meu cartão
Quando você não identifica uma transação no seu extrato de cartão, é normal achar que a culpa foi da loja virtual que aparece na fatura. Na verdade, aquele e-commerce é tão vítima quanto você do golpe. Segundo Canabarro, o seu cartão de crédito foi clonado por algum estelionatário e utilizado para uma compra fraudulenta naquela loja - muito provavelmente o estabelecimento só vai saber dali a alguns dias que aquela compra é criminosa e arcará com o prejuízo.
Pagar no Boleto sempre é mais barato
Segundo o co-fundador do Promobit, social commerce que reúne as melhores ofertas da internet, Fabio Carneiro, apesar de muitas lojas realmente concederem descontos especiais para pagamento no boleto, essa não é uma regra. "Muitas vezes, o valor menor pode ser conseguido tanto com o boleto quanto em 1 vez no cartão de crédito, explica.
A loja abaixa o preço e aumentam o frete
"A precificação de um produto não leva em consideração os custos com o transporte, que são calculados separadamente. Até porque a variação dos gastos para enviar o produto irá depender do CEP do destinatário e não há como prever esse custo", comenta Carneiro.
Verdades
Quando o cliente tem o cartão clonado, o banco sempre estorna o valor de compras fraudulentas
Sim. Quando o cliente não identificar alguma transação em sua fatura do cartão, ele tem por contrato o direito de solicitar o estorno daquele valor. De acordo com o Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, este direito também se aplica quando há algum tipo de desacordo comercial entre consumidor e lojista: casos de atraso na entrega, produto não enviado ou enviado de maneira errada, produto avariado - dentre outros.
Ter um sistema de ERP eficiente ajuda o lojista enxergar seu e-commerce em 360º
Para Sidney Zynger, Diretor de Marketing do Bling, sistema de gestão empresarial (ERP) 100% online para micro e pequenas empresas, investir em um sistema de ERP eficiente ajuda o lojista enxergar a loja em 360º, ou seja, eles têm em um único local todas as informações importantes do seu negócio. "Ter uma plataforma que integre todas as áreas do seu negócio reduz riscos de fraudes e ajuda os empresários a organizarem a gestão com controle total sobre vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, entre outras funcionalidades", explica o empreendedor.
O cadeado na aba de URL do site informa que ele é seguro
Sim, é verdade, o cadeado ou "https" na aba de URL do seu navegador indica que aquele site é seguro. Além disso, todos os sites certificados contam com um selo de segurança, mostrando que a loja é confiável e autêntica. Para que isso aconteça o site precisa estar com o SSL, que é uma tecnologia que protege seus clientes e as informações trocadas entre eles e a loja no ato da compra, validado. "Com essa tecnologia o consumidor tem a total clareza para onde onde os seus dados estão indo. Tendo a garantia que esses dados estarão totalmente seguros", garante Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce.
Nem sempre comprar online é o mais barato
Preço baixo não tem um meio específico. É possível encontrar boas promoções tanto online quanto offline. "A maior vantagem da internet nesse aspecto é permitir o acesso de forma mais ampla às ofertas de várias lojas de uma vez e sem as restrições em relação a tempo e espaço", explica o co-fundador do Promobit.
O comprador possui até sete dias para realizar uma troca sem custos
"O Código de Defesa do
Consumidor é bastante claro quanto a isso. O Artigo 49 do CDC garante que o
consumidor tenha direito de desistir da "contratação de fornecimento de
produtos e serviços, quando ela ocorrer, fora do estabelecimento comercial,
especialmente por telefone ou a domicílio", finaliza Carneiro.
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