Praticamente a totalidade dos jovens
possuem Whatsapp, Facebook e Instagram
Muito se fala sobre o envelhecimento
da população, e a necessidade de adequação do varejo como um todo para este
público mais experiente, com mais renda e mais exigências. Mas ao mesmo tempo temos
uma nova geração que já nasceu na era digital, passa o dia todo conectada, e a
pergunta que não quer calar é: o varejo e as marcas estão adaptados para as
demandas deste público? Como pensa e quais os hábitos dos Novos Consumidores?
Esse público, que possui entre 16 e 22 anos, possui muito acesso a informação,
tem sonhos e angústias do mundo atual, e muitas opiniões formadas.
69% dos jovens entrevistados moram com
os pais e 57% não possuem atividade remunerada, o que influencia no baixo
consumo dessa faixa etária. Mesmo assim, a maioria das compras são feitas
online em lojas virtuais ou sites de revenda. Essa é uma das descobertas do
estudo “Os Novos Consumidores Brasileiros”, desenvolvido pela SBVC
(Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a
AGP Pesquisas, que faz uma radiografia dos principais hábitos de consumo dos
jovens entre 16 e 22 anos.
O estudo mostra que 75% dos jovens
fazem compras pela internet, a maioria concentrada em lojas virtuais
(Submarino, Americanas.com, etc) e sites de revenda (OLX e Mercado Livre).
Também é perceptível um crescimento das compras através de redes sociais, onde
os usuários são impactados por divulgação das grandes marcas e já realizam as
compras por impulso, na hora, eliminando alguns pontos de atrito do varejo que
incomodam esta geração mais impaciente.
As redes sociais são as principais
fontes de informação e conteúdo deste público: mais de 90% dos entrevistados
possuem Facebook e Whatsapp, e os utilizam como fonte de informação e notícias,
mesmo patamar observado para a televisão como fonte de informação. Tem também o
lado ruim desta dependência do celular – 70% dos entrevistados acessam o
celular toda vez que são notificados, e 90% acessa pelo menos uma vez por hora.
É um público que está bastante decepcionado
com a situação atual do Brasil – 85% classificam como Ruim ou Péssima, e
aproximadamente 30% dos entrevistados se vê morando fora do Brasil no prazo de
5 anos. Apesar deste desânimo, os sonhos continuam os mesmos das gerações
anteriores: Casa Própria, fazer Faculdade e Viajar.
Metodologia
O estudo entrevistou 623 consumidores
em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos
hábitos de compra, e opiniões dos novos consumidores, jovens entre 16 e 22
anos.
SBVC
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