Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

5 dicas para mães empreendedoras sobre legislação e planejamento financeiro


Intuit lista desde a importância de estar em dia com as obrigações fiscais para usufruir de benefícios como licença e salário-maternidade até verificar a viabilidade do negócio


De acordo com dados do Sebrae existem mais de 7,3 milhões de mulheres que empreendem no Brasil, sendo cerca de 70% delas mães que encontram nas MEIs (microempreendedores individuais) uma maneira de se manter próximas da família e construir uma carreira na área de negócios desejada. Mesmo sendo um momento tão especial das mulheres, a gravidez e posterior criação dos filhos também requer planejamento financeiro tanto para os gastos com a criança quanto para a continuidade dos negócios.

Hoje o mercado conta com opções de softwares que ajudam na organização financeira e otimizam a administração do tempo, pois organizam recebimentos e pagamentos, agendam datas para não perder prazos importantes e geram relatórios customizados de acordo com as necessidades do negócio.

Confira as dicas que a Intuit, empresa norte-americana que tem como missão impulsionar a prosperidade das PMEs ao redor do mundo, preparou para quem é MEI:


1)      Verificar a viabilidade do negócio

Normalmente, ao termos uma grande ideia a vontade é colocá-la em prática o mais rápido possível, mas o primeiro passo para se tornar uma microempreendedora individual (MEI) é buscar a legislação do município para confirmar a viabilidade do produto/serviço que deseja oferecer na região e quais os processos necessários para regularização. Após confirmar que é legalmente permitido o negócio no local podemos partir para a etapa de execução da ideia.


2)      Estar em dia com compromissos fiscais

Ao se registrar como MEI, o empreendedor passa a ter obrigação de contribuir para o INSS/Previdência Social, ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) e ISS (Imposto sobre serviços). Todos eles são recolhidos por meio do pagamento do chamado “Carnê MEI – Das”, com vencimento até o 20 de cada mês.  É de extrema importância estar em dia com o pagamento destes impostos, com eles será possível usufruir dos benefícios previdenciários – aposentadoria por idade, licença maternidade, auxílio-doença, entre outros. 


3)      Conhecer os seus direitos

Apesar de não ser de conhecimento geral, as mulheres empreendedoras regularizadas como MEI (microempreendedor individual) que estão em dia com o pagamento de impostos contam com benefícios como licença e salário-maternidade (também válidos para os casos de adoção), além de aposentadoria por idade (para mulheres acima de 60 anos), auxílio doença e aposentadoria por invalidez.


4)      Planejamento X Gastos pessoais

Para ser MEI é necessário traçar um plano de negócios, pesquisar exemplos de sucesso dentro da área de negócio e fazer o planejamento de cada passo – principalmente o financeiro. Um grande erro no começo da vida empreendedora é misturar gastos pessoais e empresariais. Para evitar este tipo de equívoco o QuickBooks auxilia na gestão financeira e facilita o controle das economias do negócio. O software disponibilizado pela Intuit é ideal para ter uma rápida visualização dos pagamentos, recebimentos, saldo total e monitorar mensalmente os lucros conquistados.


5)      Adaptação e mudanças

A empreendedora deve estar preparada para possíveis mudanças que surgirão com o crescimento do negócio. Ser maleável é um dos segredos que favorecerá este avanço, pois, dessa maneira, poderá se adaptar ao mercado e ao público-alvo, oferecendo um serviço ou produto cada vez mais de acordo com as necessidades dos clientes.

Segundo Juliana Barbiero, diretora de Marketing da Intuit Brasil, além de impulsionar os negócios, o QuickBooks oferece mais tranquilidade aos usuários na gestão de suas empresas. “Nossas pesquisas com os clientes apontam que a utilização do nosso sistema traz mais segurança na condução do rumo dos seus negócios, uma vez que facilita o controle financeiro e o planejamento para os próximos meses”, explica Barbiero.





Intuit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados