Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de junho de 2015

12/06 - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil





13% das meninas brasileiras entre 06 e 14 anos já tiveram experiência em trabalho ou trabalham

Dados são da organização Plan International Brasil que ouviu 1771 meninas entre 6 e 14 anos nas cinco regiões do Brasil comprovam o descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

  A ONU divulgou hoje (12/06) no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil um dado preocupante que 168 milhões de crianças trabalham no mundo. No Brasil, aproximadamente 14% dos jovens entre 15 e 17 anos trabalham em atividades perigosas. Uma pesquisa da Plan International Brasil, de 2013, traz um recorte para outra realidade alarmante.

Segundo a pesquisa "Por Ser Menina no Brasil: Crescendo entre Direitos e Violências", que ouviu 1771 meninas entre 6 e 14 anos nas cinco regiões do Brasil, somando as meninas que "estão trabalhando" com aquelas que "já trabalharam", um total de 13,6% das meninas no Brasil trabalham ou já tiveram experiência de trabalho. Este dado comprova o descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que tange à proibição do trabalho de menores de 16 anos, exceto a condição de aprendiz (acima de 14 anos).

Os tipos de atividades que elas desempenham é um fator agravante. Segundo a pesquisa, os setores que mais empregam as meninas são: trabalho doméstico na casa de outras pessoas (37,4%) e o trabalho no comércio (lojas, mercados etc.) com 16,5%.   

"Estamos falando de crianças entre 06 e 14 anos, uma faixa etária que requer atenção de nossa sociedade e não podemos deixar esta realidade escondida. Apesar de falar apenas das meninas, nossa pesquisa evidencia um aspecto cultural na sociedade brasileira, a desigualdade de gênero", afirma Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil.

Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados