Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

93% das empresas estadunidenses aderiram ao coach, Brasil segue pelo mesmo caminho


Especialista conta que o crescimento mundial do serviço é reflexo de uma busca de aprimoramento pessoal e profissional

Um mercado em expansão, tanto no cenário mundial quanto nacional, o Coaching tem chamado muita atenção de quem está em busca de uma primeira ou segunda carreira. No Brasil, a contratação desses profissionais teve um aumento de 30% em 2016, segundo uma pesquisa realizada pela International Coach Federation (ICF).
Para Leila Arruda, Coach de alta performance licenciada pela LeaderArt International, o crescimento da procura é devido à uma preocupação em atingir metas pessoais e profissionais.
“Com a crescente presença da tecnologia no nosso dia a dia, as pessoas se colocam em uma redoma de vidro e apresentam apenas o que acham que deve ser visto. Existe uma carência da verdade, uma necessidade de direcionamento profissional para alcançar os objetivos, fora dos posts motivacionais das redes sociais e dentro de uma metodologia a que funciona. ”, explica a Coach.
No cenário mundial, essa é uma carreira consolidada, com formação e regulamentação, além de uma demanda cada vez maior. A pesquisa da ICF revelou que o mercado de coaching possui cerca de 53 mil profissionais em todo mundo.
Nos Estados Unidos, esse mercado movimenta US$ 3 bilhões ao ano, segundo a Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC). Também de acordo com a pesquisa, a grande maioria das empresas estadunidenses (93%) já aderiu ao serviço, e 51% dos executivos acreditam que o coaching é uma ferramenta fundamental para continuar relevante para as companhias.
O sucesso na visão empresarial vem do aprimoramento. De acordo com a Leila, após o processo de coach, as pessoas ficam mais analíticas e flexíveis: “Diferente do consultor, o coach não resolve o problema, ele faz o próprio cliente resolver. Assim, quando surgir um novo desafio ou objetivo, ele vai saber lidar sem contratação de terceiros, ficando verdadeiramente mais próximo de quem quer ser.”
Mesmo já consolidada lá fora, o serviço ainda está em ascensão no mercado brasileiro, e é considerado uma “profissão do futuro”, ou seja, um setor que vale a pena o investimento.
Por isso, a SEMrush, plataforma de marketing digital, realizou um levantamento sobre quais as profissões do futuro foram mais pesquisadas na internet nos últimos seis meses. O termo “Coach” despontou em primeiro lugar na lista, com média mensal de 370 mil buscas.
“O brasileiro demorou para buscar o serviço pois naturalmente tem uma dificuldade de se responsabilizar pelos próprios atos. A metodologia do Coach costuma diminuir a mania de colocar a culpa nos outros e incentiva autoconhecimento. ”, conta a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados