Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Medicina preventiva reduz custos com saúde e garante mais qualidade de vida à população





De acordo com especialista, procurar por médicos apenas quando se sente algum sintoma é ainda um erro comum do brasileiro. Realizar acompanhamento periódico é uma das ações para quem busca bem-estar

O ditado é antigo e famoso mas nem sempre a população leva em consideração o quão melhor é prevenir do que remediar. Mais do que sabedoria popular, o tema, que ganha espaço no setor de saúde do país, destaca as vantagens da medicina preventiva. Basta um breve olhar sobre os dados do segmento: atualmente, mais de 70% das mortes antes dos 60 anos ocorrem por conta de doenças crônicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC) estão entre elas.

Além de manter hábitos saudáveis, que incluem alimentação e exercícios físicos, optar por um acompanhamento médico regular é essencial para evitar surpresas.
 “Muitas pessoas deixam para procurar assistência apenas quando sentem dor ou desconforto. Esse hábito não só encarece os custos relacionados a exames, consultas e internações, como também acaba causando sérios danos ao bem-estar do indivíduo. Por não realizar checkups periódicos ele só descobre algo já em estágio avançado, o que habitualmente demanda mais tempo, dedicação e estrutura para tratamento”, destaca Guilherme Schneider, gerente operacional da Total Saúde. Ele explica que existem quatro estágios da medicina preventiva que devem ser observados:

1 – Prevenção primária: as doenças são evitadas já nos primeiros sinais. “É o caso do paciente que tem algum histórico de diabetes na família e por conta disso realiza anualmente consultas e exames para garantir que a saúde esteja em dia. O custo dele é bem menor, porque trabalha-se justamente na prevenção, evitando a possibilidade de uso de medicamento contínuo, por exemplo”, destaca.

2 – Prevenção secundária: quando a doença é diagnosticada em estágio inicial e o médico, junto com seu paciente, impede que ela avance.

3 – Prevenção terciária: a atuação acontece com o objetivo de evitar o avanço de determinado problema de saúde e danos maiores ao organismo.

4 – Prevenção quaternária: quando há o uso de métodos que diminuem os efeitos colaterais de intervenções médicas em excesso.


Como adotar a prevenção à saúde?

O primeiro passo para reduzir custos com tratamentos é entender que o gasto com a própria saúde é, na realidade, um investimento. “Tenha em mente a importância de ter um médico que o acompanhe regularmente. Hoje existem planos e empresas que oferecem recursos que facilitam o acesso a uma rede de qualidade, através de descontos em consultas e exames. Com isso, dá pra manter o acompanhamento em dia por custos que cabem no orçamento”, destaca Guilherme.
A mudança de cultura também precisa ocorrer na rotina. “Além de pensar em consultas como forma de prevenção e não só tratamento, cultive hábitos saudáveis, com alimentação de qualidade e exercícios físicos regulares”, recomenda o gerente operacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados